A transição capilar é o processo que ocorre quando você decide parar de fazer alguma química alisadora e passa a deixar os fios naturais crescerem. Esse estágio é marcado principalmente por algumas dificuldades em lidar com a dupla textura dos cabelos enquanto eles começam a ganhar mais centímetros de comprimento.
Aqui, a dica é criar o hábito de ler o rótulo dos produtos. Dessa forma você consegue identificar os componentes e adquirir aquele que seu cabelo precisa. Por exemplo: o óleo de rícino além de nutrir, estimula o crescimento dos fios.
E em alguns casos, o couro cabeludo está tão carregado de danos que os cabelos que nascem aparentam não ter uma definição específica, é o chamado scab hair, que são fios sem definição que ficam arrepiados.
E depois que a transição acaba, o que fazer? Silvia Carter conta como lidou com o cabelo depois do big chop. A youtuber também dá dicas para tratar os fios, técnicas, produtos e hábitos que vão turbinar a saúde de seu novo cabelo.
Quer saber mais: 10 dicas para o cabelo crescer rápido e forte
O primeiro passo é ter vontade de voltar a ter os cabelos naturais. Com essa decisão em mente, é preciso abandonar totalmente quaisquer procedimentos químicos que alisem — escovas progressivas, relaxamento, etc.
A texturização com bigudinhos é uma ótima opção para igualar as texturas do cabelo durante a transição. Juliana Louise mostra um tutorial da técnica que pode transformar seu visual. Vale apostar!
Veja também: 10 dicas de especialista para o cabelo crescer mais rápido
Deixar seus cabelos crescerem sem interferência, cortando aos poucos a parte alisada, é a forma de transição capilar que deixará o seu cabelo mais bonito a longo prazo. Afinal, os fios não serão mais agredidos com modelador de cachos, chapinha e secador.
Veja aqui: Dicionário da transição capilar para desvendar todos os termos do processo
- Mantenha os cuidados aprendidos na transição e continue apostando em técnicas que definam melhor os cachos, além de continuar com o cronograma capilar - agora adaptado para o seu tipo de fio!
Por isso, pode aumentar as sessões de hidratação, nutrição e reconstrução dos seus fios. E não se esqueça de aplicar protetor térmico antes de usar qualquer um desses acessórios!
- Entender o que é o big chop é uma boa alternativa se você não tem medo de radicalizar e quer se livrar do cabelo alisado de uma vez. Que tal um corte bem curtinho para tirar toda a química e deixar o visual estiloso? Clique aqui e saiba mais!
Para isso, crie um cronograma capilar, para você realizar pelo menos duas vezes por semana algum processo nos fios.
“Brilho. Isso mesmo. Muito brilho! O cabelo fica brilhante com o uso do óleo de rícino. É possível observar a ação terapêutica do óleo logo na primeira semana de tratamento.” – Vanessa Sial
Na hora de finalizar, a opção mais adotada pelas mulheres que passam pela transição capilar é tentar uniformizar as diferentes texturas com a chamada texturização. Além de ajudar a disfarçar a diferença, as técnicas também colaboram no estímulo do cabelo a acostumar com a sua curvatura natural.
A profissional Mayara Ferreira Costa do Cabelaria, salão especializado em ondulados, cacheados e crespos, explica que a transição capilar é o período em que a pessoa deixa de fazer químicas transformadoras no cabelo, como escovas progressivas e definitivas. O objetivo é deixar que os fios cresçam em sua forma natural, sem relaxamentos e alisamentos.
Além dos penteados, a texturização com bigudinhos, por exemplo, é uma ótima alternativa para criar cachos nas madeixas e enrolar a parte lisa. Aprenda mais sobre essa e outras técnicas ideais para esse período de transição.
A Clínica Doppio possui uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície. Além disso, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.
A forma mais rápida de passar pela transição capilar e fazer o big chop logo no começo, raspando o cabelo baixinho e deixando ele crescer naturalmente. Entretanto, existem diferentes formas de passar pela transição capilar, todas elas com prós e contras.
Você olha no espelho e não se reconhece mais? Ou não aguenta mais manter o cabelo a custo de secador, chapinha e processos químicos? Então pode ter chegado seu momento de passar pela transição capilar.
Escolher um corte no momento da transição capilar pode ajudar a eliminar a química por completo, no caso do big chop, ou então a ir eliminando as pontas lisas aos pontos, enquanto o cabelo cresce.