Ensino a distância tem 9 milhões de estudantes e cresce no Brasil - Notícias - R7 Educação.
O crescimento de alunos do ensino superior em cursos a distância mostra que a modalidade se confirma como tendência no Brasil. Em 2009, o número de estudantes era de cerca de 330 mil. Já em 2019, os dados apontam um salto para mais de 1 milhão e meio, o que resulta em crescimento de 379%.
Todos esses fatores já apontam que o EAD no Brasil, hoje, representa uma área extremamente fértil e em expansão. Ainda segundo o CENSO, no último ano, o número de alunos matriculados nesse mercado cresceu 7,2%. A expectativa é que, em 2018, o EAD no Brasil ganhe mais 600 mil alunos.
Com o passar dos anos, o formato foi sendo aprimorado e, hoje, os cursos online são tendência em todo o país. Isso porque o EAD permite que os alunos tenham acesso à capacitação de qualidade por meio de plataformas de aprendizagem virtuais, oferecendo muito mais comodidade e flexibilidade para se dedicar aos estudos.
A melhora nos serviços de internet também propiciou que o EaD fosse viável, até mesmo para quem não tem um serviço de internet tão bom. É possível assistir e baixar as videoaulas, que podem ser assistidas por um smartphone, trazendo ainda mais praticidade e dinamismo para os estudos.
No Brasil, o EAD surgiu com cursos de qualificação profissional. O registro mais remoto data de 1904, com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia (para usar máquinas de escrever) por correspondência.
O Censo da Educação Superior revela que há mais de um milhão e meio de estudantes fazendo faculdade no formato online! Os motivos que levam um estudante optar por um curso EAD são vários: comodidade de estudar em casa, flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis estão entre eles.
Para estudar em um curso a distância não é necessário ter um computador super moderno, nem ser perito em informática. Basta ter conhecimentos básicos, como saber digitar um texto e organizá-lo, acessar páginas na internet, assistir a um vídeo, mandar e-mails com textos e anexos, por exemplo.
Conheça algumas das principais: Preço: Na grande maioria das vezes, fazer um curso a distância sai mais barato que um curso presencial. Além das mensalidades mais acessíveis, o aluno não terá despesas diárias com transporte até a faculdade. Flexibilidade: O aluno EAD pode estudar na hora que for melhor para ele.
3 - EaD é inviável e ilegal para a Educação Infantil. 4 - EaD não é adequada para o Ensino Fundamental, pois a criança ainda precisa desenvolver autonomia, capacidade de concentração e autodisciplina que a modalidade requer. 5 - EaD não é uma realidade para o Ensino Médio. ... 7 - Há recuos até no Ensino Superior.
Desvantagens EAD
Quarentena: 8 dicas para manter a organização e estudar em casa
Vantagens do EAD
Conheça as vantagens do Ensino a Distância