Sinestésicos
Para ter uma ideia, de acordo com o Questionário Vark, desenvolvido pelos pesquisadores Neil Fleming e Colleen Mills para identificar o perfil de cada estudante em instituições de ensino, existem quatro tipos de estilos de aprendizagem: visual, auditiva, cinestésica e leitura e escrita.
Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender, a forma individual de adquirir conhecimento é definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crianças aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, brinquedos pedagógicos, entre outros.
Sabe o quanto o teste de estilo de aprendizagem pode revelar sobre o seu aprendizado? Ao realizar o teste de estilo de aprendizagem, você saberá se é mais visual, auditivo ou cinestésico. Com base nesse resultado, é possível traçar metodologias e técnicas de estudo mais individualizadas e eficazes.
Nenhum estilo é melhor do que o outro, o que vale é descobrir como você aprende. Observe seu próprio comportamento nas aulas, fique atento à maneira como você absorve as informações e construa seu próprio esquema de estudo baseado no seu jeito de aprender!
Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único. Não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado. ... Em outras palavras, cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo.
Honey y Mumford propuseram quatro estilos que respondem as quatro fases de um processo cíclico de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. ... Conforme Alonso e Gallego (2002) existem quatro estilos definidos: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático.
A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque. Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do currículo escolar.
Aprender é a capacidade de adquirir algum tipo de conhecimento. Normalmente, está associada ao ser humano, mesmo assim não devemos esquecer que alguns animais também possuem essa capacidade. Aprendemos porque somos inteligentes, isto significa que nosso cérebro está projetado para assimilar conhecimento.
ENSINAR, APRENDER, AVALIAR. O ato de ensinar tem um correspondente que é aprender. Ensino, sem aprendizagem, não cumpre seu objetivo, que se expressa pela aprendizagem de quem é ensinado. ... “Aprender” significa adquirir uma habilidade, fato que garante a possibilidade de usá-la, sempre que necessário.
Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, não podemos desvincular a avaliação do aluno do processo de ensino do professor. ... O processo de ensino/aprendizagem é muito mais complexo que isso.
O aluno deve saber como buscar a solução de seus problemas, saber como conquistar e consolidar seu espaço na sociedade, bem como ter os instrumentos para apropriar-se da cultura, enfim, deve saber viver… E a escola não pode e nem deve dizer que ensinar a viver é responsabilidade dos pais.
Neste sentido digo que aprender a aprender é uma atitude, isto é, uma predisposição, uma postura ativa do aprendiz, uma decisão de agir. Esta postura é dirigida a um objetivo: apropriar-se de um conteúdo, isto é, saber fazer algo, conhecer um assunto, aproximar-se ou dominar uma área do conhecimento.
Cada pessoa aprende melhor de um jeito, mas no geral, é aquela que permite que o conhecimento aprendido hoje se mantenha o máximo de tempo possível na sua cabeça para que quando precise no dia a dia profissional, esteja na ponta da sua língua e te permita resolver os problemas e assim você consiga construir ...
Quando pensamos sobre o que é aprender, associamos o conceito à capacidade de adquirir algum tipo de conhecimento. Esse processo ocorre de diferentes maneiras, como a observação direta, raciocínio, hábito, estudo e, mesmo, por meio da convivência com outras pessoas.
“A aprendizagem é um processo contínuo e dinâmico que ocorre durante toda a vida do ser humano e é por meio dela que o indivíduo se apropria de algo novo, aprende um novo conhecimento, de modo que esse conhecimento passa a fazer parte dele.”
O aprendizado constante faz com que você mantenha-se conectado e, com isso, obtenha maior produtividade, tendo em vista que aprenderá novas teorias, tendências e formas de pensar o mundo e as coisas ao seu redor.
Estudar é fundamental para crescermos profissional e pessoalmente. Com o estudo você pode desenvolver novas habilidades, tomar boas decisões, superar seus medos e acima de tudo, ser uma pessoa melhor.
Os estudos são fontes de conhecimento, de aperfeiçoamento e de construção de personalidade. Com eles, nós tomamos decisões muito importantes, que vão moldar o nosso futuro e ajudar a desenvolver a nossa convivência social. Os estudos também são fundamentais para conquistar o sucesso profissional.
Estudos no mundo todo comprovam que aprender coisas novas é o melhor recurso pra manter a mente jovem. Expandir o conhecimento é tão importante quanto praticar atividade física. Quando a gente aprende, novas conexões entre os neurônios são criadas e ainda deixamos mais fortes os que já existem.
Aprender é importante para o ser humano, pois esse não mais dispõe de um número elevado de comportamentos inatos, fixos e invariáveis, ou seja, de comportamentos instintivos, uma vez que é a espécie animal mais evoluída.