De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).
O torquímetro é uma ferramenta especialmente projetada para ser utilizada na manutenção de automóveis e em construções. O torque é a força rotacional aplicada ao apertar um parafuso ou porca, e o torquímetro consegue medir essa força, permitindo que você aperte o parafuso corretamente.
Acionando o gatilho do sistema de estalo, o torquímetro de vareta está pronto para ser utilizado. Atingindo o torque previamente determinado, o sistema de estalo, mais conhecido como flex-o-click, desarma automaticamente. Para uma nova operação, basta rearmar o sistema de estalo.
Dicas de segurança: Respeite o limite de torque estabelecido para cada o torquímetro. Recomendamos utilizar com frequência o limite máximo de 80% da capacidade de torque do torquímetro, evitando desgaste prematuro. Após utilização do torquímetro, recomendamos retornar o início da escala, evitando danos ao instrumento.
Anote a distância entre as duas marcas. Fixe a cabeça quadrada em um torno de bancada, garantindo que nenhuma outra parte do torquímetro toque o torno. Mova a alavanca para a posição horizontal. Iguale o valor de torque à distância obtida no Passo 2 multiplicada por 20 libras (ou 9 quilogramas).
Torquímetro Digital Stanley – O Melhor! E por último nós trazemos o nosso favorito aqui, o torquímetro digital Stanley! Este modelo alcança torques entre 6,8 a 135 Nm, este amplo alcance é ideal para a maioria das aplicações.
Como escolher o torquímetro de escala correta? Sempre que precisar comprar um torquímetro tenha em mente que o seu uso deve ser entre 20 a 100% da escala. Mesmo que exista escala antes de 20% da escala máxima. Sempre que for possível mensure seu uso no meio da escala.
O que preciso saber antes de comprar meu torquímetro M dê preferência para um torquímetro que atenda estas especificações. Muito importante também é a bitola dos soquetes que você possui. Se a maioria dos soquetes que você possui na sua oficina são com encaixe ¾”, dê preferência para um torquímetro ¾”.
Há diferentes tipos de torquímetros: torquímetro de estalo, torquímetro de giro livre, torquímetros analógicos e chaves de torque digital com medição de torque ou torque/ângulo.
Torquímetro é uma ferramenta, também conhecida por chave dinamométrica, usada para ajustar precisamente o torque de um parafuso em uma porca. ... Como toda ferramenta de precisão, deve ser calibrada periodicamente. São muito utilizadas em mecânica de automóveis, em partes críticas, como motores e suspensão de veículos.
Conrad Bahr
Também conhecido por Chave Dinamométrica, o Torquímetro é muito utilizado em trabalhos de mecânica de automóveis, manutenção industrial e em instaladoras elétricas, para ajustar, de forma precisa, o torque necessário em parafusos e porcas.
O Torquímetro de Estalo VONDER é um instrumento de precisão indicado apenas para apertar parafusos e porcas que necessitam de um aperto controlado.
Valor R$ 220,00. Torquímetro tipo vareta 300 Nm da marca SATA. Valor R$ 166,90.