Caso essas duas práticas não sejam cumpridas pelo empregador, a câmara fria gera o adicional de insalubridade de grau médio, cujo valor corresponde a 20% do salário mínimo.
É um agente caracterizado em grau médio, com o percentual de 20% a ser pago sobre o salário mínimo. Já que não existe limite de tolerância previsto na NR 15, não existe medição, e sendo assim, a caracterização desse adicional é qualitativa.
Como em qualquer tarefa que envolva riscos ocupacionais, as atividades com exposição a baixas temperaturas exigem uma série de equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar a perda de calor do corpo. Veja quais são os principais: Uniforme completo (blusa e calça), capaz de proteger o tronco e membros.
As lesões produzidas pela ação do frio afetam principalmente as extremidades e áreas salientes do corpo, como pés, mãos, face e outras. O famoso termo “tremendo de frio” é uma reação do organismo, que busca gerar calor através dos movimentos de vibração.
Quais são os principais problemas do trabalho em ambiente frio?
A temperatura do ambiente deve ser medida com o uso de Termômetro de bulbo seco, com capacidade para leituras de pelo menos – 40º C. A gravidade da exposição ocupacional ao frio deve levar em consideração a temperatura do ar e a velocidade do vento e da atividade física.
As reações corporais durante o frio são variadas e ocorrem em diferentes partes do corpo, mas, de uma maneira geral, tentam manter a temperatura do corpo em torno de 36,5ºC. Nosso corpo apresenta temperatura normal na faixa de 36,5ºC.
TIPOS DE EPI PARA CÂMARA FRIA
O empregado que trabalha em câmara fria, mas não cumpre funções continuamente por 1 hora e 40 minutos dentro do local resfriado ou em atividade de movimentação de mercadorias do quente para o frio e vice-versa, não faz jus ao intervalo do art. 253 da CLT .
Depois de 1h40min de trabalho na câmara fria, o empregado tem o direito de tirar um intervalo de 20 minutos, chamado de intervalo de recuperação térmica. O descumprimento deste intervalo, além do direito ao adicional de insalubridade, também enseja no pagamento de horas extras.
Trabalham com Energia 380 ou 440v trifásico podendo serem instalados em transformadores 220v trifásico. Consumo médio de 5 a 15 KW (varia com os modelos abaixo). Trabalham com temperatura -25ºC a + 25ºC.
Tecnicamente, os ventiladores da unidade sugam o ar para dentro e sobre as bobinas do condensador. Dentro das bobinas, o líquido de arrefecimento puxa o calor do ar que passa pela parte de cima. Desse modo, o ar refrigerado continua se movendo para fora da parte traseira da câmara, mais frio do que quando entrou.
Se um piso para câmara fria deve ser limpo com água quente ou vapor, então o concreto de uretano é o melhor caminho a seguir. Ele é o único tipo de revestimento químico com resistência ao choque térmico, adequado para suportar este tipo de limpeza e rápidas alterações de temperatura.