O setor terciário, conhecido por abranger as atividades de comércio de bens e prestação de serviços, demonstra expressiva relevância na economia brasileira, sendo que, há vários anos a composição do PIB tem participação expressiva deste segmento.
Esses serviços envolvem diversas atividades como transporte, vendas e distribuição a matéria recebida do setor secundário para o consumidor final. O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral.
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
8.
Otimização do crédito: com planejamento, você otimiza o uso do crédito, reduzindo o pagamento de juros, evita o pagamento de multas por falta de organização e tem maior capacidade de poupar. Quem poupa pode receber rendimentos e se beneficiar dos juros trabalhando a seu favor.
Como já falamos, planejar não é restringir. Então, consumir de forma planejada e consciente não significa limitar gastos ou parar de comprar. ... Quando você opta por fazer um consumo planejado quer dizer que está pronta para consumir mais, por meio da potencialização do dinheiro, e melhor, pela eliminação de desperdícios.
O consumo consciente é importante para fazer mudanças locais, no seu próprio ambiente do dia a dia e até globais. ... Alguns dos benefícios do consumo consciente para a sociedade são: mudança de hábitos, maior organização e a consciência de que a responsabilidade com o meio ambiente é de todos.
O ponto positivo no consumismo vai para a economia do país, pois quanto mais se compra mais se produz, mais gera emprego e renda para as famílias. O ponto negativo é a inadiplência, os juros altos e a renda curta da população que compra desesperadamente e depois não consegue quitar.
Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas. ... O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais.
Principais desvantagens do consumismo
O consumismo é causado principalmente pela falta de informação das pessoas, falta de um senso critico que passa pelo que é necessário à vida cotidiana e o que será apenas um artigo de luxo para acabar com as frustrações do dia-a-dia.