Dicas de Educação e Boas Maneiras para as Crianças
As palavras mágicas básicas são:
“Com licença”, “Por favor” e “Obrigado(a)” são mágicas, elas têm o poder de transformar nossas crianças em adultos melhores. Ensinar como e quando usá-las é tarefa dos pais e são facilitadores na “Arte da Educação”, sem dúvida.
Significado de Trovejando Trovejando vem do verbo trovejar. O mesmo que: estrondando, estrondeando, tronando, troando, trovoando.
O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.
Como o fenômeno acontece em questão de instantes, as partículas de ar se expandem pelo calor e são imediatamente comprimidas pelo resfriamento da atmosfera. Dessa forma, cria-se uma onda de ar comprimido que se expande como uma explosão para todas as direções, gerando o barulho que denominamos trovão.
Primeiramente, vemos o relâmpago e o trovão vem somente depois. Isso acontece porque a velocidade da luz é absurdamente mais rápida em comparação com a velocidade do som. ... A distância de um raio em relação ao seu observador pode ser estabelecida através da contagem dos segundos entre o relampejo e o trovão.
Os raios são descargas elétricas geradas pelo atrito de massas de ar nas nuvens, e os trovões resultam da expansão de massas de ar aquecidas pelos raios.
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Mantenha-se longe de árvores isoladas. Não permaneça dentro d'água durante as tempestades. Em casa, permaneça longe de portas e janelas. Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos.
DESAFIANDO A PROBABILIDADE DE SER ATINGIDO POR UM RAIO Mas afinal, qual a chance de ser atingido por um raio? Bem, esse índice varia em cada país, mas o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estima que essa probabilidade é de 1 em 1 milhão no Brasil.
Queimaduras e cicatrizes Pode acontecer que a corrente elétrica corre pela superfície do corpo e siga adiante, tudo numa fração de segundos. Isso pode resultar em queimaduras séries. ... Na maioria das vezes, trata-se de queimaduras de segundo grau comparáveis a uma escaldadura por vapor de água.
Alcance da proteção de um SPDA O ângulo de proteção será de 24°, portanto o cone de proteção terá um raio de aproximadamente 26 metros.
Geralmente, um para-raios consegue proteger uma área cônica, cuja base possui raio aproximadamente igual à sua altura. Ou seja, um para-raios posicionado a 20 metros de altura protegerá uma área de 20 metros de raio, cujo centro será a base do sistema de proteção.
Um para-raios é uma haste de metal pontiaguda que é conectada a cabos de cobre ou de alumínio de pequena resistividade que vão até o solo. As pontas do para-raios servem para atrair os raios, assim que o raio é atraído ele é desviado até o solo pelos cabos e dissipado no solo, sem causar nenhum dano nas residências.
O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), comumente conhecido como para-raios, é um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas.
Basicamente, o SPDA é composto de três subsistemas que funcionam em conjunto para “captar” e “desviar” a descarga atmosférica, de modo que ela não atinja o interior da edificação. Esses subsistemas são: Captação da descarga atmosférica (raio). Descida do raio até o solo.
A utilização de SPDA é uma exigência do corpo de bombeiros em edifícios com mais de 30 metros de altura e instalações comerciais e industriais, com mais de 1500 m² de área construída, também é exigência em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis, e também em outras edificações a critério do Corpo de ...