Capilares são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada e pequeno calibre. ... A seguir falaremos mais a respeito dos capilares sanguíneos, suas características e funções.
Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células.
É porque é nos capilares que ocorre as difusões gasosas do tecido com o vaso sanguíneo, é preciso de uma menor distância entre eles. As artérias e as veias suportam altas pressões, e se suas paredes fossem finas iria extravasar muito líquido... Para uma melhor fluidez dentro deles, uma maior rigidez na parede.
Podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glóbulos vermelhos. A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células, o epitélio. É nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas dos gases. Suas paredes são de tecido epitelial (Endotélio).
Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura.