Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.
Por meio de suas experiências, Öersted descobriu que a corrente elétrica em um fio condutor está associada ao campo magnético existente ao redor desse fio. ... Dessa forma, estabeleceu-se definitivamente uma relação entre eletricidade e magnetismo, nascendo o eletromagnetismo.
Magnetismo é o fenômeno de atração e repulsão observado entres objetos que possuem propriedades magnéticas. ... Os materiais que dispõem de propriedades magnéticas possuem dois diferentes polos. Quando esses objetos entram em contato com outros, os pólos iguais se repelem e os polos opostos se atraem.
O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário. ... Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem. Os ímãs podem ser naturais ou artificiais.
O magnetismo residual é função da propriedade que certos materiais apresentam de reter magnetismo, após a força de magnetização ter sido removida e esta propriedade é chamada de “Retentividade”.
O solenóide ou bobina longa, como também pode ser chamado, é um fio condutor dobrado em forma de hélice ou pode ser definido como um conjunto de espiras de mesmo eixo espaçadas uniformemente, como mostra a figura abaixo: ... Onde N é o número de espiras.
d) O que se pode afirmar sobre a intensidade do campo magnético em um condutor em que a corrente circulante se torna cada vez maior? R: A intensidade do campo magnético ao redor do condutor depende da intensidade da corrente que nele flui.
Assim a tangente as linhas do campo magnética será a direção dele, e a intensidade do campo será dado pela equação: ... Onde R é a distância do fio até um ponto da linha do campo, e m0 é a constante de permeabilidade magnética do vácuo que vale m0 = 4π . 10-7 T.m/A.