As pinturas corporais são as marcas de muitas etnias indígenas. Elas diferenciam clãs e famílias. As tintas são feitas a partir de elementos naturais como urucum, jenipapo e açafrão. A diversidade de formas e cores pode ser vista durante Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que seguem até sábado (31), em Palmas.
Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. ... As pinturas africanas são feitas com vegetais, barro, ocre vermelho e amarelo extraídos de rochas vulcânicas, cal branca e seiva de algumas plantas que possuem pigmentos fortes.
A pintura no corpo é muito importante para as culturas indígenas porque ela indica um lugar na sociedade e se relaciona com forças naturais e sobrenaturais. ... Os padrões dessa pintura podem parecer abstratos aos nossos olhos, mas eles podem estar relacionados à vida e à mitologia de cada grupo indígena onde é praticado.
Os desenhos e as padronagens indígenas envolvem o grafismo pintado nos corpos indígenas, considerando seus trajes e utensílios. São responsáveis por ser uma demonstração da identidade de cada povo. Comumente apresentam ligação com a mitologia e a natureza e seguem padrões que se repetem.
As pinturas indígenas refletem a cultura de cada tribo, como também carregam significados, sentimentos e símbolos de grupos sociais. ... Os desenhos são feitos com frutos encontrados na natureza, seja em pinturas no corpo, em cerâmicas, nas máscaras, cestos ou plumárias.
Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.
O design orgânico é caracterizado pelo uso de materiais naturais e de formas variadas. Ele normalmente usa formas disformes que parecem nativas.
Pouco praticado no desenho da imprensa, o desenho da observação consiste em reproduzir de maneira mais realista um determinado assunto. Ele pode ser facilmente definido o como desenho ou pintura da realidade.