Confira a seguir:
Para comprovar a renda informal, podem ser utilizados diversos documentos como extratos bancários, faturas do cartão de crédito recibos de aluguel, etc. Será necessário retirar o extrato da movimentação bancária dos últimos três meses.
Início » Finanças pessoais » Comprovante de renda: conheça os principais documentos para comprovar renda! ... Na prática, diversos documentos cumprem essa função, como extratos bancários, carteira de trabalho, declaração de Imposto de Renda, holerite e decore.
L1: Cota L1 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo) ... L13: Cota L13 (Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)
Uma segunda língua (L2) é qualquer língua aprendida após a primeira língua ou língua materna (L1). ... Diferente do conceito de Língua Estrangeira (LE), uma não primeira língua é aquela adquirida sob a necessidade de comunicação dentro do processo de socialização.
Atualmente no Brasil, existem três tipos de cotas: sociais, raciais e por deficiência física. As cotas sociais são as destinadas a pessoas de baixa renda e que tenham formação em escola pública.
Como são as cotas para pretos, pardos e indígenas no Sisu? O preenchimento das vagas destinadas à Lei de Cotas do Sisu também leva em conta critérios de cor ou raça. Uma parte das vagas fica reservada para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que são chamadas de cotas PPI.
Dessa maneira, as universidades públicas oferecem um duplo sistema de cotas: uma parcela da reserva de vagas destina-se a estudantes de escola pública, independentemente da origem étnico-racial, e a outra parcela destina-se a estudantes de escola pública que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
Existem três tipos de cotas no Sisu, são elas:
A ampla concorrência são as vagas destinadas aos demais candidatos no concurso público. Ou seja, são as vagas para os candidatos que não se encaixam nas regras de cotas ou não precisam das ações afirmativas (cotas).
As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.
Cota 1 (EP≤1,5 PPIPcD) - candidatos que tenham cursado INTEGRALMENTE o Ensino Médio em Escola Pública, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.