Levando em consideração que a frequência (f) é o inverso do período (T) e, substituindo-se na expressão da velocidade, obtemos que a velocidade de propagação de qualquer onda é o produto do seu comprimento de onda (λ) pela sua frequência (f) – Equação Fundamental da Ondulatória.
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas, ou seja, qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio . ... A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, seja ela qual onda for, não transporta matéria.
O pulso de uma onda: Refere se a uma perturbação que se espalha por meio de um meio, sendo assim parte da onda. Já, a onda: é o resultado dessa propagação, que pode ser mecânica, ou seja que se espalha por meio de um material. EX: som ou corda de um violão.
Podemos concluir que a principal diferença estabelecida entre as ondas mecânicas e as ondas eletromagnéticas reside no fato de que as primeiras possuem como caráter obrigatório da existência de um meio material para se propagar, ao passo que as segundas não necessitam. ... Exemplo: a onda em uma corda ou a onda num lago .
Ondas Unidimensionais: podem propagar-se somente em uma direção do espaço. Como exemplo, podemos citar a onda de energia potencial elástica, que se forma quando uma mola esticada é solta. Ondas Bidimensionais: propagam-se em duas direções simultâneas.