Caso o resultado de sua análise de solo apresente uma ou mais condições como as descritas abaixo, a aplicação do gesso agrícola é recomendada:
A aplicação de gesso agrícola (sulfato de cálcio), conhecida como gessagem, tem como objetivo melhorar as características químicas nas camadas mais profundas do solo. ... Apesar de não alterar o pH, é capaz de diminuir a fitotoxidez por alumínio em subsuperfície, pelo incremento nos teores de cálcio.
Quando aplicar gesso agrícola?
Recomendação da gessagem É recomendado o uso do gesso agrícola quando o resultado da análise de solo apresentar as seguintes características nas camadas subsuperficiais: Ca: < 0,4 cmolc/dm3 e/ou Al: > 0,5 cmolc/dm3 e/ou saturação por alumínio (m): > 30%.
O gesso agrícola atua nas camadas mais profundas do solo e melhora o crescimento radicular das plantas, entre tantos outros benefícios trazidos para a lavoura.
A aplicação de gesso agrícola no solo visa aplicar cálcio e enxofre e, também, melhorar o ambiente em subsuperfície. Para solos salinos e sódicos, o gesso é utilizado, também, como corretivo. Entretanto, por ser uma fonte mais solúvel do que o calcário, o gesso não promove a neutralização da acidez do solo.
O gesso é composto de uma bandagem que, quando molhada, pode ser moldada e, ao secar, fica resistente. Serve para manter a posição do local machucado até que tudo esteja bem novamente. A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, no caso das fraturas, para que o osso fraturado não se mova.
Esta fórmula tem apenas a importância de calcular a necessidade de gessagem (NG) e não a quantidade de gesso a ser aplicada no solo. Esta última vai ser definida pela fórmula abaixo: QG (t/ha) = NG x (SC/100) x (PF/20), onde, QG = quantidade de gesso em t/ha.
O gesso acartonado, também chamado de drywall, é o mais utilizado na construção civil. Ele serve para fazer forros, paredes e divisórias. ... Já as placas de gesso convencionais são usadas em forros e os blocos são utilizados na construção de balcões, paredes e divisórias.
Quando a velocidade de execução da obra é prioridade, o ideal é usar o gesso diretamente sobre a alvenaria. Como o produto pode ser usado sem emboço e reboco, o procedimento terá duas etapas a menos. Com isso, o gesso acaba sendo mais rápido de aplicar do que a massa.
Forro de PVC: Uma das principais vantagens do forro de PVC é que ele não precisa receber camadas de massa corrida ou tinta. ... Forro de gesso: Esteticamente mais bonito do que o modelo de PVC, o forro de gesso tem um ótimo isolamento térmico, excelente desempenho acústico e um forro liso e uniforme.
A vantagem encontrada no gesso comum em relação ao gesso acartonado é o custo menor, porém suas desvantagens são maiores quando se pesa o custo benefício. Veja quais são: o material é mais estático, sendo mais fácil o aparecimento de fissuras e trincas. a instalação gera mais sujeira em obra.
Não delamina, resistente a cupins e microorganismos, resistente à umidade, bom isolamento térmico e acústico, permite execução de superfícies curvas. Cimento Portland, fibras celulósicas e demais agragados.