O valor de uso é a qualidade que possui um objeto para satisfazer uma necessidade, determinado por suas condições naturais. ... Este valor é independente por tanto do uso específico que tenham essas mercadorias, ou seja, independe de seu valor de uso.
In: Marx – vida e obra. Mercadoria é o que se produz para o mercado, isto é, o que se produz para a venda e não para o uso imediato do produtor. ... A produção de mercadorias já existia antes do capitalismo ter começado a existir, mas foi o sistema capitalista que a generalizou.
O que define o valor de uma mercadoria é a quantidade de força de trabalho depreendida para a sua produção. ... Pela quantidade de trabalho socialmente necessário para a produção de determinada mercadoria é estabelecido o seu valor.
Uma coisa pode ser útil e produto de trabalho humano sem ser mercadoria. Quem satisfaz a sua necessidade própria com produto seu cria, por certo, valor de uso, mas não mercadoria. Para produzir mercadoria, tem não apenas de produzir valor de uso, mas também valor de uso para outros, valor de uso social.
O conceito de mais-valia insere-se na relação entre produção de mercadoria, valor de uso, valor de troca e o valor do trabalho aplicado na produção. Para exemplificar, suponhamos que um trabalhador trabalhe 10 dias para produzir 10 quilos de tecido.
O trabalho que cria valores de uso é uma condição natural da existência humana, que existe independente das formas de organização social, enquanto o trabalho que cria valores de troca é uma forma social.
O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas; e seu valor de troca varia no tempo e espaço. ... A utilidade constitui o valor de uso, vinculando-se como tal às propriedades físicas do objeto.
Um objeto tem valor, quando ele é de utilidade para um individuo, seja esta para sobrevivência ou apenas caprichos pessoais. O ser humano atribui valor as coisas para destaca-las e diferencia-las de outras partes, separar qualidades e utilidades, estabelecer metas de convívio entre outros motivos.
A Axiologia é uma área da Filosofia que estuda os valores Humanos e entre eles destaca-se a Ética como Valor Vital. “Os valores absolutos, universais da verdade, da bondade, do ser, do amor, da justiça, da honestidade da solidariedade e da vida, hoje não brilham mais em nossas consciências e nem em nossa sociedade.
Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência humana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido: eles definem princípios e propósitos valiosos e objetivam fins grandiosos.