Segundo Carlos Estêvão que visitou os Pankararús de Brejo dos Padres em Tacaratú Pernambuco, 1936 O preparo da Jurema ocorre da seguinte forma: Raspada a raiz, para eliminação da terra que, porventura, nela esteja agregada, em seguida é colocada sobre outra pedra e macerada.
São utilizadas a casca e a raiz macerada na água, vinho ou cachaça. É usada nos rituais do Catimbó e pajelanças, principalmente entre os índios Jês e Tapuias e Kariris (BR). O preparo da bebida e o cerimonial eram secretos.
Cabocla Jurema é uma entidade espiritual divina cultuada em religiões de matrizes africanas, como umbanda e o candomblé de caboclo — nos rituais de ramificações religiosas, como o animismo dos povos indígenas do Brasil, sobretudo no catimbó, onde estão ramificados os rituais de pagelança e no toré.
Cabocla Jurema Mestra – Tem ligação direta com Nanã Buruquê e Oxóssi e sua irradiação é com o Caboclo Araúna. Possui um arquétipo parecido com o de um preto velho, no que diz respeito ao seu semblante e a sua postura.
Arranca-Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Gira-Mundo, Iucatan, Jupuri, Uiratan, Alho-d'água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Suri, Serra Verde, Serra Negra, Tira-teima, Seta-Águias, Tibiriçá, Vira-Mundo, Ventania.
Caboclo Flecheiro: Chamado de Seu Flecheiro na música, possivelmente é um falangeiro da Linha das Matas, também conhecida como Linha de Oxóssi. Seu trabalho se dá direcionando e atingindo pontos específicos dentro da psiquê dos consulentes.
Que nenhum mal tenha poder sobre mim, nenhuma pestilência chegue a mim, nenhum mau-olhado, mau agouro, tristeza, doença ou miséria cheguem a mim e aos que eu amo. Que meu coração e minhas intenções sejam por vós vistas, e as bênçãos me cheguem de acordo com meu merecimento perante à sabedoria Sagrada.
O termo caboclo na língua portuguesa refere-se ao mestiço de branco com índio, mas na Umbanda, significa os espíritos que assumem a figura do indígena para atuar na espiritualidade de terreiro. ...
Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina. Okê, Caboclo!
Alguns caboclos de Oxum: Pena Dourada, Iracema, Indaiara, Jandira, Jurema dos Rios, Yara, Oxum Menina, Cabocla Açucena, Cabocla Imaiá, Cabocla dos Lírios, Cabocla da Cachoeira, Cabocla do Rio, Cabocla Jupira, Cabocla do Sol, Jaceguaia, Juruema, Juruena, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunuê, Mirini.."
As oferendas de caboclo são fartas e variadas, constituídas de uma grande variedade de frutas, legumes, raízes e até mesmo doces. Um elemento indispensável é a abóbora girimum, que é recheada com fumo de rolo e mel de abelha, oferenda de galos, carneiros, peru e qualquer pássaro, são bem vindos e apreciados.
Oferendas para os Caboclos As oferendas precisam ser orientadas espiritualmente pelo responsável da Umbanda com anos de prática na religião. Em geral elas são fartas e variadas e feitas com muita generosidade e amor. Usa-se muitas frutas, raízes, verduras, legumes e até mesmo doces.
Firmar velas pares dentro do triângulo riscado, para pedidos de ordem material. Colocar o álcool ou aguardente no copo de barro e os charutos num prato também de barro, acesos em forma de leque, lumes para fora. Colocar folhas e flores de trombeta, em redor da oferenda.
Então podemos traduzir desta forma: Laroiê: olhe por mim, me guarde, me proteja, vamos trabalhar etc. Já Modjubá quer dizer: você é grande ou eu me curvo a você. Vale ressaltar que Laroiê é um cumprimento exclusivo da linha da esquerda, mas Modjubá ou Mojubá é um cumprimento comum.
O cumprimento no Conga deve ser feito da seguinte maneira Deita-se no chão com a cabeça voltada para o Conga e as mãos no chão acima da cabeça direcionadas também ao Conga, agradece a permissão de estar ali naquele momento, pede proteção aos Orixás e pede que os problemas sejam resolvidos e que o trabalho seja bem ...
OXUM – Nossa Senhora da Conceição (RJ), Nossa Senhora das Candeias (BA). Orixá do amor puro e verdadeiro, orixá da alegria e da união. Senhora da águas doces e das cachoeiras. Saudação: Ora Yê iê, ô!
Já nos atabaques, além de saudar o chão pedindo seu axé, tocamos três vezes com as costas das mãos na beirada de cada um dos atabaques pedindo saúde, paz e prosperidade, para em seguida tocarmos nossa testa também três vezes com a ponta dos dedos das duas mãos, dizendo: por Olorum, por Oxalá e por Ifá.
Culto aos Pretos Velhos Banhos de ervas: banho de guiné, banho de girassol, banho de rosa branca, banho de flores de alfazema, banho de sal grosso. Saudação: Saravá Pretos Velhos, maleme as almas!
Talvez a melhor forma seja cumprimentar da forma tradicional do local onde se está, ou presumir que o padrão é o que envolve o menor toque possível com o outro: se ambos abraçam e apertam as mãos, cumprimente apenas com o aperto de mão; se ambos apertam as mãos e se curvam, apenas curve-se em reverência.