EQST

Qual O Significado De Apologtica Crist?

Qual o significado de apologética cristã?

Significado de Apologética [Religião] Defesa da religião cristã contra o ataque de seus adversários. [Por Extensão] Defesa insistente e argumentativa de uma religião, doutrina, pensamento.

O que é uma pessoa apologética?

Significado de Apologético adjetivo Que contém ou abarca apologia; que analisa, desenvolve e/ou defende um pensamento, uma teoria, uma ideia etc; laudatório. substantivo masculino [Retórica] O discurso cujo propósito se concentra na defesa de algo ou alguém: refutar um apologético.

O que são os apologistas?

Na Patrística, chamam-se apologistas alguns que, sobretudo no século II, se dedicaram a escrever apologias ao cristianismo, usando temas e argumentos filosóficos, notadamente platônicos e estoicos - que se mostraram compatíveis com a revelação cristã.

Em que consiste a chamada patrística?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Quais os filósofos da Patrística?

Os principais pensadores da Patrística Grega são: Justino de Roma (século II), considerado como o primeiro filósofo cristão, por afirmar que o cristianismo era a verdadeira filosofia; Clemente de Alexandria e Orígenes (séculos II-III), os três capadócios: Gregório de Nissa, Basílio de Cesareia e Gregório Nazianzeno ( ...

O que é Patristica Brainly?

Resposta. Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Padres ou Pais da Igreja, os primeiros teóricos —- daí "Patrística" — e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos e contra as heresias.

Em que consistiu a Filosofia Patrística qual seu principal representante?

A Filosofia Patrística foi exercida por padres, por isso o nome. Seu maior nome foi Santo Agostinho, bispo de Hipona. A Filosofia Patrística era caracterizada pela união da fé e da razão como instrumentos conhecedores da realidade. Era uma junção dos dogmas cristãos com as idéias platônicas.

O que foi a filosofia escolástica cite o nome do seu principal representante?

A Filosofia Escolástica ou simplesmente Escolástica, é uma das vertentes da filosofia medieval. Surgiu na Europa no século IX e permaneceu até o início da Renascimento, no século XVI. O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como “Príncipe da Escolástica”.

Em que medida representantes da Patristica?

Resposta. Representam grande valor para história, pois foram os primeiros a buscarem sobre a fé cristã e a razão dentro da filosofia.

São representantes do período conhecido como patrística?

A filosofia patrística consiste num período da Idade média em que os padres da Igreja, se concentram em produzir textos para defendes o cristianismo e a construção de sua doutrina, buscando uma conciliação entre fé e razão. Um dos expoentes desse período é Santo Agostinho.

Qual a distinção entre as verdades introduzidas pela Patrística?

As verdades introduzidas pela patrística,são diferentes pois são verdades criadas por seguidores daquela região,então não podemos dizer que e algo verdadeiro,ou não.

Qual era o papel da razão na Escolástica?

A tarefa intelectual fundamental dos pensadores escolásticos era a defesa da fé com argumentos racionais, tendo em vista que, sendo razão e fé dons provenientes do mesmo Deus, era inconcebível que as duas fossem inimigas ou contrárias, senão que devesse colaborar para a realização do próprio homem.

Quais as três fases da Escolástica?

Resposta. Resposta: 1fase : caracterizada pela confiança ,perfeita harmonia entre fé e razão. 2fase: caracterizada pela elaboração de grandes sistemas de filosóficos. 3fase: decadência da escolastica, caracterizada pela afirmação das diferenças fundamentais entre fé e razão.

Qual a função da lei no contexto da política de Agostinho de Hipona?

Para Agostinho, nenhum Estado cumprirá com êxito sua função enquanto não se esforçar por valorizar a dimensão espiritual da pessoa humana e ter como meta de ação o princípio cristão da caridade. ... A lei do amor a Deus é a regra da vida moral e também social para Santo Agostinho.

Qual a função do Estado para Agostinho?

A paz e o bem comum são tesouros que o Estado bem constituído deve assegurar aos cidadãos. Aliás, a paz temporal, no pensamento agostiniano, é a função primordial do Estado.

Qual o conceito de política para Agostinho?

De maneira que é possível entender que quanto à política, ele tem inicialmente uma concepção negativa da função estatal; segundo ele, se não houvesse pecado e os homens fossem todos justos, o Estado seria inútil. ... De tal sorte que ele busca o amor como fundamento da ordem social, para que se torne o Estado de Deus.

Quais as principais ideias políticas de Santo Agostinho explique seus conceitos de Cidade de Deus e Cidade dos Homens *?

Santo Agostinho identifica dois amores, sendo um deles gerador da Cidade dos Homens e o segundo genitor da Cidade dos Anjos. Os homens só vislumbram a terra e o amor próprio. O amor de si e o desprezo a Deus criaram a Cidade dos Homens, contaminada pelo pecado original. ... Os costumes são o fruto dos amores.