Segundo Rogério Pires, professor e especialista em massoterapia, a gestante, previamente avaliada por um médico e liberada para a prática, pode fazer massagem após o primeiro trimestre. Entre as opções estão a massagem relaxante, o shiatsu, a drenagem linfática e a reflexologia.
Segundo os cientistas, gestantes que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no fim da gravidez têm duas vezes mais chances de morte prematura do bebê do que as mães que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo.
Como diminuir as pernas inchadas na gravidez
Dicas para desinchar na gravidez!
O excesso de líquido que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas. Sem pânico - Esse é um inchaço normal da gravidez e que as mamães podem ficar despreocupadas.
Com o fluxo sanguíneo mais lento, o organismo da grávida envia mais água para essas regiões do corpo, aumentando o volume de líquidos, o que gera um acúmulo e causa o inchaço. As partes mais afetadas, normalmente, são pernas, tornozelos e pés, mas braços e mãos também podem ser atingidos.
Algumas formas simples mas eficazes para aliviar o inchaço nos pés e tornozelos são:
É normal ficar com as pernas e pés inchados na gravidez. Este problema se inicia por volta dos 6 meses de gestação, aumentando cada vez mais até a hora do parto, devido às alterações hormonais, a retenção de líquidos e até mesmo, ao aumento de tamanho do útero.
Alguns acúmulos de líquido durante a gestação são normais, especialmente durante o terceiro trimestre. Ele é chamado de edema fisiológico. Líquido se acumula durante a gestação porque as glândulas suprarrenais produzem mais hormônios que fazem com que o organismo retenha líquido ( aldosterona e cortisol).