A humanização hospitalar tem como meta fazer com que todos saibam quem são os profissionais que cuidam de sua saúde. Por isso, as unidades do ramo devem garantir os direitos do usuário e possibilitar o acompanhamento por seus familiares.
Nessa perspectiva, humanização é o processo, fundamentado no respeito e valorização da pessoa humana, que visa à transformação da cultura institucional por meio da construção coletiva de compromissos éticos e de métodos para as ações de atenção à saúde e de gestão dos serviços.
Humanizar é afirmar o humano na ação e isso significa cuidado porque só o ser humano é capaz de cuidar no sentido integral, ou seja, de forma natural e, ao mesmo tempo, consciente, conjugando desta forma os componentes racionais e sensíveis.
Humanizar o ser humano pela educação é transformar o comportamento do homem através de conhecimentos científicos para suprir as necessidades da nossa existência, decorre por meio de aprendizagem e das relações sociais com o mundo cultural, o que diferencia o ser humano de um ser animal, é um processo onde se cria ...
A compreensão de Paulo Freire sobre a Humanização do Ser Humano constrói-se como ontologia do ser. Ele entende que o ser humano é um ser inacabado em processo constante de humanização. Para Freire Educação Libertadora é igual à humanização do ser humano.
A humanização hospitalar tem algumas características que podemos listar:
Resposta. a natureza humanizada é aquela em que são visíveis os resultados e transformações da intervenção humana na paisagem. É a ação do homem que, no decorrer do tempo, transforma a paisagem natural em paisagem humanizada, deixando ali registrado a sua história. Como por ex: Pontes, estradas, túneis...