O coração é inervado por fibras simpáticas e parassimpáticas do ramo autonômico do sistema nervoso periférico. A rede de nervos que irriga o coração recebe contribuições dos nervos vago direito e esquerdo, além de contribuições do tronco simpático.
Inervação dupla: A maioria dos órgãos é inervada por ambas as divisões do sistema nervoso autônomo. ... A despeito dessa dupla inervação, um dos sistemas usualmente predomina no controle da atividade de determinado órgão. No coração, por exemplo, o vago é o fator controlador de frequência predominante.
Envio do influxo nervoso para determinada região do organismo. Distribuição dos nervos num órgão, numa estrutura ou numa região do organismo.
A atividade elétrica nos músculos envolve a via nervosa sensitiva (até o cérebro) e a motora (até o músculo). Trata-se de um processo essencial do sistema nervoso para que ocorra o movimento muscular por meio da contração e da extensão das suas fibras.
Os sinais de reinervação crônica costumam ser bastante exuberantes nas neuroniopatias, em contraste com as neuropatias axonais motoras, que em geral tem evolução mais curta. A presença de fasciculações é outra dica, embora este dado nunca deva ser considerado isoladamente.
Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela coluna vertebral, levando ao surgimento de sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.
A radiculopatia lombar se refere a uma condição que envolve a compressão da raiz do nervo espinhal lombar. Isso pode se manifestar como dor, dormência ou fraqueza nas nádegas e nas pernas. Ciática é o termo frequentemente usado por leigos.
A hérnia discal lombar, ou simplesmente hérnia lombar ocorre habitualmente entre a 4ª e 5ª vértebras lombares (hérnia discal L4L5) ou entre a 5ª vértebra lombar e 1ª vértebra do sacro (hérnia discal L5S1), comprimindo os nervos que emergem da coluna nestes segmentos.