Por que a inteligência emocional é tão importante? Pessoas 'emocionalmente inteligentes' são mais confiantes e motivadas, avaliam constantemente suas atitudes e pensamentos, se relacionam de maneira mais equilibrada e conseguem encarar situações difíceis com mais facilidade, possuindo grande capacidade de superação!
As emoções afetam todas as aprendizagens, quanto mais envolvidas forem com elas, mais mobilizadas são as funções cognitivas da atenção, da percepção e da memória, e mais bem geridas e fortes serão as funções executivas de planificação, priorização, monitorização e verificação das respostas41.
“Conseguir identificar e entender suas próprias emoções e sentimentos contribui para que a criança se desenvolva de forma íntegra. Quando os sentimentos são reconhecidos e entendidos, facilitam o campo das relações com o outro e consigo mesmo”, explica a professora do Infantil I, Amanda Rebello.
“Todas as emoções que vivenciamos são pedaços de informações, por isso é importante não sufocar ou fingir que não as tem e comunicar essas emoções” ela disse”. Reconhecer o que você sente é importante porque se você não for capaz de fazer isso essas emoções vão ressurgir, de uma forma ou de outra.”
Se você não sabe o que sente em certas circunstâncias, não é porque você tem algum problema nem porque há algo de errado. Esse fenômeno é muito mais comum do que as pessoas costumam pensar, e você não deve se sentir mal por isso. No entanto, isso não significa que você não possa fazer algo para remediar a situação.
Como controlar suas emoções através da inteligência emocional
A cada vez que você sentir raiva ou frustração no cotidiano, interrompa rapidamente o ímpeto de reclamar e tente imaginar uma saída prática para melhorar a situação.
Resposta. uma pessoa que tem amor, tristeza, alegria de tudo um pouco.
Temos sentimentos graças à nossa capacidade de sentir, de ter emoções. Um sentimento é considerado positivo quando provoca uma sensação de bem-estar, gerando prazer e satisfação. Um sentimento é considerado negativo quando provoca uma sensação de mal-estar, gerando incômodo e desagrado.