A hemorragia externa pode ser dividida em: arterial venosa e capilar. Mas como podemos diferenciá-los? Normalmente, o sangue de origem arterial, possui grande pressão e é de tom vermelho vivo, por ser rico em oxigênio, portanto, é a forma mais grave de perda, necessitando de atendimento rápido.
Quando é interna, pode ser mais difícil de identificar, porém os sinais que indicam a presença de uma hemorragia deste tipo são:
Tentar estancar a hemorragia, utilizando um dos métodos abaixo:
Os dois passos seguintes são comprimir o local com gaze ou pano limpo até estancar o sangue e lavar o ferimento, também com água e sabão, para remover resíduos de sujeira. Tudo isso feito com muito cuidado para não agravar a lesão. Se os cortes forem mais profundos, o mais urgente é estancar o sangramento.
A veia direciona ao coração todo o sangue que sai da perna e, se o ferimento não for estancado, a pessoa pode morrer em até 20 minutos.
Hemorragia venosa É decorrente do corte de uma veia onde o sangramento é contínuo e lento. Ele poderá ser estancado com uma atadura, gaze ou ainda uma toalha, pano ou roupa (desde que o tecido esteja limpo), que deve ser pressionado sobre a hemorragia de forma contínua.
Na maioria dos casos, as veias estouram e o sangramento acontece quando coçamos as varizes e elas estão muito dilatadas, principalmente em situações em que a pessoa não usa meias de compressão, não faz exercícios para movimentar e fortalecer os membros inferiores e melhorar o fluxo sanguíneo.