São folhas modificadas produtoras de grãos de pólen, gametófito masculino, presentes no grupo das gymnospermas. Palavras-chave: Botânica, gymnospermas, cones, reprodução, pinheiros.
Após a polinização, no gametófito feminino surgem dois ou mais arquegônios, sendo cada um com uma oosfera (gameta feminino). ... Nesse momento, a célula geradora produz duas células espermáticas (gametas masculinos), sendo que apenas uma dessas células fecunda à oosfera e origina o zigoto.
Em termos de botânica, o esporófito pode ser definida como sendo a fase diploide, na qual o indivíduo é representante da fase das plantas e ciclo de vida apresenta alternância entre as gerações. Sobre o gametófito sabe-se que é o nome dado à geração haploide que produz gametas nas plantas.
Os sacos polínicos que correspondem a microesporângios são encontrados nos estames responsáveis pela produção de micrósporos, as células-mães em cada saco polínico sofrem meiose originando esporos haplóides. Os esporos sofrem mitose formando grão de pólen que são os gametófitos masculinos.
Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. Os gametas são células reprodutivas haploides que se fundem no processo de fecundação, dando orgiem a organismos diploides. ... O gametófito nas briófitas é independente do esporófito e também mais complexo (veja figura no início do texto).
O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração. Quando os esporófitos amadurecem, eles produzem esporos haplóides (n) através de meiose, no interior de estruturas chamadas de esporângios.
As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. ... O esporófito das briófitas é diploide (2n) e é menos desenvolvido e de curta duração.
Ciclo Haplodiplobionte: Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos).
Nos ciclos haplobiontes (do grego haplós, único; bíon, vida; e óntos, ser), há apenas um tipo de organismo quanto à ploidia das células (número de conjuntos de cromossomos). Se esse organismo for haploide, o ciclo de vida será chamado haplobionte haplonte; se for diploide, será chamado haplobionte diplonte.
Um ciclo é fechado quando o processo foi concluído e só restam lembranças. O fechamento só pode ser feito de forma consciente. É possível que não haja mais a que se apegar, mas mentalmente ainda estamos conectados a ele. Deixar ir é uma maneira de reconhecer a nova realidade.
Recomeçar: 8 passos para quem está iniciando um novo ciclo
Para lidar com essa angústia, a especialista sugere ser necessário entender a separação como o fim de algo para dar força para iniciar uma etapa nova. "É necessário enfrentar o que você está finalizando, afirmando a si mesmo que 'agora não é mais preciso, você vai viver de outra forma'”, afirma.
15 dicas de como superar o fim de um relacionamento