Vamos a fórmula para calcular o Custo de Mercadoria Vendida, quando utilizamos a unidade de medida “mercadoria”, no inventário periódico: CMV = EI + C – EF. O CMV é igual à equação do estoque inicial (EI), mais compras (C) e menos estoque final(EF).
CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF CPV = Custo dos Produtos Vendidos. EI = Estoque inicial. In = Insumos (matérias-primas, materiais de embalagem e outros materiais) aplicados nos produtos vendidos. MO = Mão de obra direta aplicada nos produtos vendidos.
CMV significa Custo da Mercadoria Vendida. A diferença para o CPV, é que o CMV se refere especificamente aos produtos adquiridos pela empresa para revenda, como costuma acontecer no comércio. ... Já a sigla CSV significa Custo do Serviço Vendido e se refere ao custo de um serviço prestado pela empresa.
Gastos gerais de fabricação (GGF), como máquinas e equipamentos, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação e limpeza para fábrica etc.
O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:
Quando as vendas forem a prazo, o registro contábil será bem semelhante ao das vendas de mercadorias à vista, o que será alterado é que a conta a ser debitada não será caixa, mas sim, Clientes ou Duplicata a Receber.
O que é débito e crédito? Débito: Registro realizado para aumentar o valor de uma conta do ativo ( bens e direitos) ou diminuir uma conta do passivo ( obrigações). Crédito: Registro realizado para aumentar o valor de uma conta do passivo (obrigações) ou diminuir uma conta do ativo (bens e direitos).
Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. Nos livros contábeis, os débitos se inscrevem no lado esquerdo das contas, e os créditos, no lado direito. ...