Tratamento. Praticamente todas as cirurgias ovarianas/anexiais podem ser realizadas de maneira minimamente invasiva (laparoscopia ou sigle-port), inclusive as cirurgias de emergência, o que permite uma melhor visualização da anatomia e todos os benefícios pós-operatórios de uma cirurgia realizada desta maneira.
Torção ovariana é rara e perigosa Segundo a ginecologista, o problema geralmente ocorre quando o ovário está com um volume maior, devido a cistos, tumores, folículos causados pelo tratamento de reprodução assistida, gravidez nas trompas, cicatrizes na pelve ou malformações dos órgãos pélvicos.
Torção ovariana é definida como a rotação parcial ou total do pedículo vascular ovaria- no que promove estase circulatória, inicialmente venosa, e que se torna arterial com a progressão da torção e do edema resultante.
Principais sintomas de Cisto no Ovário
No entanto, quando o cisto se rompe a maioria das mulheres irá experimentar alguns sintomas que são os seguintes.
Nos casos em que o cisto é muito grande e causa sintomas, pode ser indicada a realização de cirurgia para retirada do cisto ou do ovário quando há sinais indicativos de câncer ou de torção do ovário.
Os cistos podem ter causa genética, podem ser causados por entupimento de um dos canais dos rins que filtram o sangue e produzem a urina, ou ainda por causa indeterminada. Na maior parte das vezes eles não apresentam sintomas, porém os cistos maiores podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina.
Os cistos renais são áreas de dilatações, com conteúdo líquido, com aparência de bolhas, que aparecem no rim. Os rins ocupam uma importante função no organismo, pois filtram o sangue, controlam os níveis de sal e ajudam a regular a pressão arterial.