Lua nova refere-se à fase em que a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, estando, portanto, em conjunção com o Sol (se observada a partir da Terra). Nessa altura, a face não iluminada da Lua está virada quase diretamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.
As fases da Lua ocorrem porque ela não possui luz própria. Nós só a vemos quando ela é iluminada pelo Sol e reflete a luz dele. E, como a Lua está em órbita da Terra, durante alguns momentos dessa trajetória a face dela que permanece voltada para nós não recebe luz do sol, ficando totalmente no escuro.
O brilho da Lua é reflexo da luz do Sol. Da mesma forma que os planetas, ela não tem luz própria. O observador terrestre vê partes diferentes da Lua iluminadas pelo Sol, enquanto ela se movimenta ao redor da Terra.
Resposta: Tem a ver com a posição relativa Lua, Terra, Sol. Explicação: Como a Lua não tem luz própria e reflete a luz do Sol, estando entre o Sol e a Terra não se vê do lado da Terra em que é noite e é Lua nova.
O movimento de translação da Lua, sempre iluminada pelo Sol, em torno da Terra é que faz com que haja mudança no formato da Lua no céu, originando as fases da Lua. ... Isso porque a forma como a vemos, a qual define as suas fases, muda de acordo com a sua posição em relação à Terra e ao Sol.