Baseiam-se na constatação de que, em nossa língua, as palavras mais numerosas são as paroxítonas, seguidas pelas oxítonas. A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente.
Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.
Regras de acentuação das palavras monossilábicas São acentuados graficamente os monossílabos tônicos terminados em: a, as, e, es, o, os, éu, éus, éi, éis, ói, óis. Monossílabos tônicos com acento: Terminados em -a, -as: já, há, lá, sã,... Terminados em -e, -es: dê, vê, ré, fé,...
porque a palavra AINDA não se encaixa em nenhuma regra de acentuação. Ela é uma palavra paroxítona, e a regra diz que paroxítonas que terminam com as letras A, E, O, EM e ENS, seguidas ou não de s, não devem ser acentuadas. E pela regra do hiato, o i só é acentuado se ele estivar sozinho ou acompanhado de s.
Resposta. Por que quando a sílaba tônica é na ultima não é necessário acento. espero ter ajudado, se colocar minha resposta como a melhor ajudaria muito.
Somente as palavras oxítonas terminadas em: "a", "e" e "o", seguidas ou não "s" é que levam acento. ... O certo é escrever é acentuar a palavra: "GRAJAÚ". Logo, a gente acentua as vogais: "i" e "u" tônicas, formando hiato com a vogal anterior e formando sílabas que estão sozinhas ou com "s".