Cerca de 3% do total das propriedades rurais do país são latifúndios, ou seja, tem mais de mil hectares e ocupam 56,7% das terras agriculturáveis – de acordo com o Atlas Fundiário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Resposta: Propriedades privadas no país saltaram de 238 milhões para 244 milhões de terras em grandes propriedades privadas de pelo menos 2,5%. milhões de minifúndios (propriedades mínimas de terra) equivalem, as pequenas propriedades, de 15,6% para 14,7%; e as médias, de 20% para 17,9%.
A concentração fundiária é considerada por muitos um grave problema no espaço rural do Brasil, com a maior parte das terras nas mãos de poucas pessoas. ... Isso revela que há uma grande quantidade de terras sob posse de um número muito pequeno de pessoas.
No Brasil, menos de 1% dos proprietários agrícolas possui 45% da área rural do país. Os homens estão à frente de 87% dos estabelecimentos, representando quase 95% das propriedades rurais. As grandes fazendas, com mais de mil hectares, concentram 43% do crédito agrícola.
Resposta. A estrutura fundiária do Brasil corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontece no campo.
A concentração fundiária é o principal problema da estrutura fundiária do Brasil, pois uma imensa quantidade de terras concentra-se em uma pequena quantidade de proprietários.