Isômeros são substâncias químicas diferentes que apresentam propriedades físicas e químicas diferentes, mas que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, a mesma quantidade de átomos de cada elemento químico.
São chamadas de isômeros as substâncias químicas que possuem essas características. Os tipos de isomeria são: de cadeia, de função, de posição, de compensação e tautomeria. Ao analisar os compostos do enunciado, os que apresentam isomerismo geométrico são: CH3BrC = CCH3 Cl e CH3CH = CHC2H3.
A isomeria geométrica ou cis-trans é um tipo de isomeria espacial, também denominada de estereoisomeria e, portanto, os compostos que apresentam esse tipo de isomeria são chamados de esteroisômeros. Ela só ocorre em moléculas alifáticas (de cadeia aberta) que possuem dupla ligação ou em compostos cíclicos.
Os únicos isômeros possíveis para o aldeído cinâmico consistem no cis (os dois hidrogênios se encontram no mesmo plano) e o trans (os dois hidrogênios estão em lados opostos). A isomeria é um fenômeno onde dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferentes fórmulas estruturais e propriedades.