Quem pode concorrer a uma vaga reservada às cotas do ProUni Tiver participado do Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação. Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral.
Política de cotas na oferta das bolsas O ProUni reserva, em processo seletivo, bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE.
Como funciona a concorrência por cotas no ProUni 2020? Nas vagas reservadas ou na ampla concorrência, os candidatos só concorrem com aqueles que escolherem as mesmas opções, ou seja, o cotista vai disputar uma bolsa com outro cotista, que escolher as mesmas opções de: Faculdade. Curso.
São 6.
A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
A bolsa integral é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já a bolsa parcial vai para quem tem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
Veja a seguir como conferir seu cadastro e descobrir se foi pré-selecionado ou aprovado pra uma das vagas.
Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos. O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%).
É difícil passar no ProUni? Se você cumpre os requisitos de participação no ProUni, pode comemorar. Já tem meio caminho andado! É claro que a pontuação mínima não garante entrada em 100% das vagas, pois alguns cursos são mais concorridos do que os outros.
Para ser bolsista do Prouni, é obrigatório que o estudante não tenha diploma ou esteja matriculado em uma instituição de ensino pública. Se o aluno se matricular durante a graduação em uma universidade pública, automaticamente, ele perde a bolsa de estudos.
Some a renda de todas as pessoas da sua família que moram na sua casa e divida pelo número de pessoas que vivem com você. Caso o resultado seja de até um salário mínimo e meio, concorrerá à bolsa integral. Se for de até três salários mínimos, concorre à bolsa de 50%.
No caso de bolsas integrais, o ProUni paga 100% da mensalidade para a faculdade. Quando a bolsa é parcial, o ProUni paga 50% e o estudante paga 50% da mensalidade para a universidade. Ao se formar, o bolsista do ProUni (parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo Governo.
Condições para pedir PROUNI para Medicina Ter feito o ENEM do ano anterior: assim como no FIES, você precisa ter feito pelo menos 450 pontos na média geral das provas e ter obtido nota maior que zero na redação para concorrer ao PROUNI para Medicina.
O curso de Medicina apresenta nota de corte média de 729.