Embora muitas pessoas pulem a etapa da iluminação por acreditarem que este é só um mero detalhe, a iluminação para sala é de suma importância no projeto de reforma de uma casa. A verdade é que uma boa iluminação garante, não só o conforto exigido pelo espaço, mas também adiciona um toque especial de elegância a decoração.
Esse plafon quadrado possui um tamanho maior, o que o torna uma peça decorativa muito bonita. Além dele, também foram usados pontos de luz ao seu redor, causando um efeito muito interessante na decoração e proporcionando ainda mais luminosidade para o ambiente.
Neste caso, a luz não é o foco principal. É o caso do lustre central instalado no teto, as arandelas na parede, entre outras opções. A luz indireta dispõe despretensiosamente o brilho da lâmpada. Se este for o único recurso utilizado em seu projeto, instale a iluminação indireta em superfícies claras, para rebater a luz de forma agradável.
Um canto de leitura é uma forma de criar um efeito de iluminação diferente em um ponto da sala de estar. Pode-se utilizar abajures em uma mesa de apoio para criar pontos de iluminação indireta ali e dar destaque ao canto de leitura.
Ideal para quem deseja redirecionar luz para um ponto específico, a iluminação direta tem seu nome autoexplicável. Ela pode ser adicionada em seu projeto com um pendente em cima da mesa, um trilho no teto, spots embutidos na sanca para destacar os quadros e até mesmo uma luminária de piso ou de mesa no seu cantinho de leitura.
Já as lâmpadas fluorescentes são bastante econômicas e duram mais, têm versões com luz amarela e luz branca, e conseguem criar vários pontos de iluminação diferentes.
Para quem gosta de fugir do comum e dar mais personalidade para a decoração, luminárias como essa da foto são uma ótima opção. Ela possui um design super arrojado e dá aquele toque especial para o ambiente. Esse modelo foi feito de madeira, que acabou proporcionando traços mais rústicos para o ambiente.
Olha aí mais um exemplo de plafon central com outros pontos de luz espalhados pela sala! Além da diversidade de modelos de luminária, é importante, também, saber escolher a cor de luz ideal. A luz amarela, a luz branca ou luz colorida têm grande influência em como a composição vai resultar. Algumas cores podem ser responsáveis por criar climas especiais ou sensações de paz e tranquilidade.
A iluminação de destaque é um tipo de luz direta, porém mais focada em um objeto. Ela é muito utilizada em projetos de paisagismo, mas na sala ela é perfeita para destacar um quadro ou objetos de arte, por exemplo. Você pode usar esse tipo de iluminação para deixar em evidência os objetos preferidos da sua sala.
2 – A sanca de gesso é o melhor recurso para trazer amplitude a sala de estar, além de proporcionar uma iluminação indireta sofisticada, valoriza a composição do ambiente com os diferentes tipos de sanca.
Você pode criar diferentes propostas de iluminação para a sua sala dentro do estilo decorativo que deseja aderir em seu projeto. É só garantir que o resultado seja acolhedor, como o ambiente merece.
1 – O Lustre de cristal utilizado como iluminação geral, além de sofisticado, destaca e deixa o ambiente muito mais luxuoso. Como tem altura reduzida, é uma forma de trabalhar com um lustre cristal imponente, mesmo em um pé direito reduzido, ele é bem vertical.
Outra ideia é usar fitas de LED para destacar elementos da decoração. Elas podem ser usadas rente a aparadores ou prateleiras se a intenção for valorizar os objetos nesses móveis. Utilizá-las junto a espelhos também é uma boa opção.
Quanto às pessoas, é preciso entender como será a ocupação, a dinâmica de uso, quais são as referências e percepção de iluminação de quem irá desfrutar daquele ambiente. “Como a percepção da luz é bastante abstrata, algumas das informações que recebemos dos usuários são subjetivas e devem ser ‘traduzidas’ para as soluções técnicas do projeto, que envolvem a distribuição, o tipo de equipamento e os comandos de acendimento adequados”.
A luminária usada neste projeto é conhecida como ‘float’. Ela se destaca por oferecer tanto uma iluminação direta de foco, quanto indireta difusa, sendo bastante flexível e versátil. Esse modelo não ficou lindo nessa sala com toques clássicos?
Aqui, vemos mais um modelo de luminária float em conjunto com alguns pontos de luz, próximos ao painel da televisão. Assim, o momento de assistir filmes e séries vai ficar bem mais prazeroso! Além disso, esta sala, que é integrada com a cozinha, também ficou com os espaços bem delimitados.
Aqui vemos mais um exemplo de plafon embutido, que proporcionou uma iluminação bem marcante. A composição ficou especialmente bonita com a mesa de centro espelhada.
Neste projeto, foram usados trilhos com spots de luz e também algumas pequenas luminárias presas nos ferros. Esse artifício proporcionou um toque industrial para a sala, deixando a iluminação versátil e a decoração super autêntica e cheia de personalidade.
Esse conjunto de luminárias de teto sobrepostas fizeram uma linda combinação com a decoração da sala, dando mais destaque para a mesinha de centro. No teto rebaixado também foi usada a iluminação indireta e pontos de luz direcionados para o sofá.
Se quiser uma sala mais moderna e estimulante ou preferir ambientes mais brilhantes e clean, utilize as lâmpadas com 6000K, que possuem um brilho branco forte e mais puro, quase azul, bastante intenso. Sua sala ficará mais clara e iluminada, porém não ficará mais relaxante em comparação com luzes mais amarelas.
Já nesta sala, foi usado o plafon de sobrepor, no modelo quadrado, com quatro lâmpadas. Este tipo de plafon chama mais atenção do que o de embutir, fazendo com que o lustre também seja uma linda peça decorativa. Além disso, neste projeto também foi usada uma iluminação direta no painel da TV.
Já que você está buscando saber qual a lâmpada ideal para sala de estar, conheça o Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de aquecedores e com certeza achará o ideal para o seu imóvel. Boa reforma e mãos à obra!
Estima-se que o preço mínimo gire em torno de R$ 2.
lâmpada LED
Para a luz não incomodar a leitura, a dica é deixá-la a 50 cm do livro. Por isso, escolha objetos articuláveis para trazer um conforto visual. Se possível, escolha luminárias com dimmer, que permitem também regular a intensidade da luz.
Onde usar luz amarela e luz branca As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro. Já na sala e nos quartos a recomendação é usar luz quente, para deixar a ambientação mais acolhedora. No entanto, isso não é uma regra absoluta.
Os elementos e acessórios do ambiente precisam estar em harmonia. Crie espaços e disposições que favoreçam a comodidade e o conforto do casal. Uma dica que sempre funciona é utilizar cores neutras que costumam agradar aos dois. Se quiserem mais cores, o recomendado é usar um ponto de destaque.
Coloque um tecido sobre a cama, invista em almofadas ou troque a colcha. É possível mudar a cara de um quarto sem gastar muito