O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem também parte desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado. A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes.
O sistema digestório é responsável por garantir a quebra do alimento em partículas menores e pela absorção de nutrientes que são necessários ao corpo. ... O bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago.
estômago
No intestino grosso ocorre a parte final da digestão. Nele se acumulam os resíduos do processo digestivo em forma de fezes. Esse órgão também é responsável pela absorção de água, que determina a consistência do bolo fecal.
O cocô é formado por restos de comida, que seguem longo caminho pelo organismo até chegar ao intestino grosso (último local por onde passam), de onde é eliminado pelo ânus. Entretanto, antes disso, o que comemos passa por duas transformações. A primeira ocorre assim que engolimos o alimento.
Os resíduos que sobram após passar pelo cólon vão para o reto, os 15 cm finais do sistema digestivo, sendo armazenado lá até chegar ao ânus. Músculos em forma de um anel muscular (esfíncter) ao redor do ânus controlam a saída das fezes do corpo até que ocorra a evacuação.
É também no cólon que, durante a permanência do quilo no intestino grosso, ocorre a proliferação de milhares de bactérias que absorvem parte da água e dos sais do quilo, tornando-a sólida e transformando-a em fezes. As fezes são formadas por água e restos que o corpo não conseguiu digerir, como a celulose.
O reto é uma câmara que começa no fim do intestino grosso, imediatamente após o cólon sigmoide, e que termina no ânus ({blank} Considerações gerais sobre o ânus e o reto). Em geral, o reto permanece vazio, pois, antes de chegarem ao reto, as fezes ficam armazenadas no cólon descendente.
O intestino é um órgão em forma de tubo que se estende desde o final do estômago até ao ânus, permitindo a passagem dos alimentos digeridos, facilitando a absorção dos nutrientes e a eliminação dos resíduos. Para fazer todo esse processo, o intestino tem cerca de 7 a 9 metros de comprimento.