A Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemases, popularmente conhecida como KPC, é uma bactéria restrita ao ambiente hospitalar, cuja característica é a produção de uma enzima betalactamase denominada carbapenemase, que tem a propriedade de inibir a ação dos antibióticos carbapenêmicos (imipenem, meropenem e ...
Nos hospitais, a bactéria pode se espalhar através de equipamentos médicos, soluções de limpeza, e outros equipamentos. Eles podem até se espalhar através dos alimentos. Quando eles se espalharam para os pacientes que são fracos por causa da doença, cirurgia ou tratamento, podem causar infecções muito graves.
As bactérias Pseudomonas, incluindo Pseudomonas aeruginosa estão presentes em todo o mundo, no solo e na água.
Pseudomonas aeruginosa e outros membros deste grupo de bacilos Gram-negativos são patógenos oportunistas que frequentemente causam infecções adquiridas em hospitais, em particular nos pacientes em ventilador, pacientes com queimaduras e naqueles com debilidade crônica.
PSEUDOMONAS AERUGINOSA Em geral, a identificação baseia-se na morfologia das colônias, na positividade da oxidase, na presença de pigmentos característicos e no crescimento a 42ºC.
aeruginosa. Ela produz alguns pigmentos que, dentre outras funções, catalisam a produção de toxinas e estimulam a ativação do sistema imune, com atração de neutrófilos, além de regular o metabolismo e facilitar sua visualização em culturas.