As ligações covalentes podem ocorrer na forma Molecular ou Dativa e Coordenada. ... Nessa ligação, os átomos são unidos devido ao compartilhar de seus elétrons, surgem então os pares eletrônicos indicados pelo círculo: Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl).
As ligações covalentes ocorrem por meio do compartilhamento de elétrons, para se estabilizarem; ocorre geralmente entre dois ametais ou entre um metal e o hidrogênio e também pode ser chamada de ligação molecular já que forma moléculas.
Na ligação covalente há compartilhamento de pares de elétrons. Neste caso existe uma atração e repulsão entre os elétrons participantes.
Observando a tabela periódica, vemos que os elementos das substâncias não são metais. O tipo de ligação que esses elementos formam entre eles é a ligação covalente, pois estão compartilhando elétrons.
Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.