Osteócitos são células maduras derivadas dos osteoblastos , residentes em lacunas da matriz óssea. ... Apesar de os osteócitos abandonarem a função de secretar a matriz óssea, eles permanecem secretando substâncias necessárias à manutenção do osso.
Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.
Os osteócitos são as células encontradas nas lacunas (cavidades da matriz óssea) e se comunicam por prolongamentos através de canalículos presentes na matriz. Diferentemente do tecido cartilaginoso, no tecido ósseo, cada lacuna aloja somente uma célula.
O tecido ósseo é formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. As células deste tecido podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Os osteoblastos localizam-se periferia do osso e possuem longos prolongamentos citoplasmáticos que tocam os osteoblastos vizinhos.
Os osteócitos são osteoblastos que ficam aprisionados em lacunas formadas conforme essas células secretam a matriz. Cada lacuna apresenta apenas um osteócito. Os osteócitos são células bastante abundantes, sendo as células que mais ocorrem no tecido ósseo.
O tecido ósseo primário, também chamado de imaturo, é o primeiro tipo de tecido que aparece em um osso e caracteriza-se por sua menor quantidade de minerais e uma organização irregular das fibras colágenas. O tecido ósseo secundário, também chamado de lamelar, aparece em substituição ao tecido ósseo primário.
Osso compacto: constituído de partes sem cavidades. Osso esponjoso: constituídos por partes com muitas cavidades intercomunicastes.
O tecido cartilaginoso forma a cartilagem como a orelha, nariz, traquéia e está presente nas articulações da maioria dos ossos é um tecido resistente e flexível. O tecido ósseo forma os ossos e tem rigidez devido a impregnação de sais de cálcio na substância intercelular.
Em um osso longo, inicialmente, o tecido ósseo é formado por ossificação intramembranosa do pericôndrio que envolve a diáfise para formar o colar ósseo. As células cartilaginosas, envolvidas pelo colar, hipertrofiam, morrem por apoptose e a matriz de cartilagem é mineralizada.
A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos.
Os ossos chatos do crânio e da face, mandíbula e clavícula têm desenvolvimento por ossificação intramembranosa. ......... O processo de ossificação intramembranosa é feito a partir da diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos no interior de membranas conjuntivas.
O que é a osteogênese imperfeita Conhecida como doença dos ossos de vidro ou ossos de cristal devido à fragilidade óssea e facilidade para quebrar, a osteogênese imperfeita (OI) é um distúrbio genético do tecido conjuntivo causado por uma alteração na síntese ou processamento de colágeno tipo I.
A osteogênese imperfeita – OI, é uma patológica com causa genética e sua principal característica é a fragilidade dos ossos. Afetando a produção de colágeno, clinicamente classificada em quatros tipos. A doença é causada por mutações que ocorrem nos genes responsáveis pela produção de colágeno.
O xeroderma pigmentoso (XP) é uma rara doença genética.
Uma menina de Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi diagnosticada como uma das únicas portadoras, no mundo, de deficiência combinada da fosforilação oxidativa 13, causada pela alteração do gene PNPT1. A mutação resulta em uma lesão no cérebro e compromete as funções motoras e cognitivas do portador.
Sarinha Araujo
29 anos
Na terça-feira 4 de julho, feliz por ter obtido a guarda judicial da neta, mas traumatizada com a morte da filha, Gabriela buscava na religião as explicações para o ocorrido. Há 16 anos ela freqüenta a Igreja do Evangelho Pleno de Votorantim, ligada à Assembléia de Deus da Coréia do Sul. “Foi milagre.
A morte da filha de Tony Carreira está a emocionar o país e a notícia já atravessou fronteiras. Sara Carreira morreu num aparatoso acidente de viação na noite de sábado.
Sarah - Pipoca A brasiliense Sarah tem 29 anos e é consultora de marketing digital.