Queixeira: Peça anatômica que serve para o violinista acomodar de maneira mais confortável o violino ao maxilar. Foi inventada pelo alemão Ludwig Spohr. O Arco é feito de madeira (os melhores em Pau-Brasil pernambucano).
Quais são as partes do violino?
Pegue uma quantia pequena de álcool etílico e passe uma escova de dentes com delicadeza ao longo da crina. Concentre-se especialmente nos pontos mais sujos. Pendure o arco para secar, mas não deixe o fio encostar na vara de madeira. Prenda a crina na vara novamente, gire a tarraxa e rosqueie-a bem.
As cordas de violino são afinadas de acordo com uma frequência de vibração específica:
Como fazer marcações no violino Usando a corda Lá como base, a fita deve ficar no exato ponto onde você aperta a corda contra o braço do violino e a nota que deve aparecer no seu afinador é o B (Si). Deslize o dedo um pouco para frente, um pouco para trás, até a nota do afinador ficar exata. E aí sim, fixe a marca.
Por que violinos não têm trastes? - Quora. As trastes "fixam" as notas (mais ou menos afinadas, dependendo da qualidade do louthier que construiu o instrumento) e dão referência de onde elas estão. ... Em instrumentos com o braço menor, como o violino, as trastes ficariam tão juntas que se torna impraticável inseri-las.
Para definirmos com exatidão qual o tamanho ideal do violino, basta colocar o instrumento na posição correta para tocar, estender o braço esquerdo, e verificar se a palma da mão esquerda envolve a voluta do violino. Caso o braço fique muito esticado, é necessário experimentar um tamanho menor.
Os principais fatores que determinam o timbre e a tocabilidade de cada violino são a qualidade de suas madeiras e a habilidade com a qual ele é construído. O tipo e a qualidade da madeira usada para construir um violino é o fator mais importante no som do instrumento.