A força elétrica é originada pela interação de uma carga elétrica com o campo elétrico produzido, por exemplo, por outras cargas elétricas, que podem ter sinal positivo ou negativo.
Por meio das linhas de força podemos visualizar os casos nos quais há uma força atrativa ou repulsiva entre cargas elétricas: Entre cargas de sinal diferente, a resultante do campo elétrico aponta sempre em direção a outra carga. Com isso, surge a força de atração elétrica.
O sentido será determinado pelo sinal da carga de prova: se a carga de prova for positiva (+), F e E terão o mesmo sentido, mas se a carga de prova for negativa (-), F e E terão sentidos contrários. É importante saber que o vetor campo elétrico num ponto NÃO depende do valor da carga de prova q.
Uma vez eletrizado, o canudo “gruda”, na parede, lousa etc., ou seja, as cargas em excesso do canudo, ao se aproximarem da parede, por exemplo, induzem uma separação de cargas na região de proximidade, atraindo cargas de sinais opostos para perto de si e o canudinho “gruda”.
A eletrização por atrito está bastante presente no nosso cotidiano. Vejamos alguns exemplos: Quando passamos o pente nos cabelos, pode ocorrer eletrização. A insistência no atrito do pente, quando houver eletrização, fará os fios de cabelo se repelirem e, dessa forma, o cabelo ficará armado.
Resposta: Isso ocorre porque quando você atritou o pente no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou o pente carregado eletricamente. Ao aproximar esse pente dos pedaços de papel, que são neutros, eles serão atraídos.
Um corpo se torna eletrizado quando seus átomos tiverem uma quantidade de elétrons maior ou menor que a de prótons. Os átomos que têm excesso ou falta de elétrons são chamados íons. Em resumo: → Corpo neutro: tem o mesmo número de prótons e elétrons em sua composição.
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Os elétrons tendem ao movimento, tendem a se atrair à cargas de sinal contrário. Quando há excesso de elétrons (eletrizado negativamente), esses elétrons que estão em excesso, tendem a ir para um outro corpo de modo a obter o equilíbrio eletrostático.