Pontes de enxofre ou ligações dissulfeto: o aminoácido cisteína possui grupamentos tiol (-SH) em sua cadeia lateral. Dois resíduos de cisteína podem, assim, interagir originando uma ligação -S-S-, característica da molécula de cistina (dipeptídeo da cisteína).
PONTES SALINAS OU LIGAÇÕES IÔNICAS São as ligações intermediárias do cabelo, elas se desfazem quando há um alteração brusca no ph do cabelo e se reconstituem assim que o ph volta ao normal. Mais sobre elas será dito em um novo artigo sobre ph do cabelo.
As proteínas do cabelo unem-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio, pontes dissulfeto (S–S) e ligações iônicas, as quais são responsáveis pela estabilidade estrutural, pela forma do cabelo e pela resistência mecânica dos fios.
Conheça três ativos usados em alisamento e relaxamento dos fios
Atualmente tais produtos são formulados a partir de 3 diferentes substâncias: - Hidróxido de Sódio – Age no fio do cabelo, transformando as ligações dissulfídicas da cistina em ligações de lantiolina. Essa classe de produtos, na maioria das vezes, não apresenta odor forte e não requer neutralização.
"O relaxamento é uma química de transformação do fio. Ele trata mais, tira o volume e acaba com o frizz", explica a profissional. "Já a progressiva é uma química de fechamento do fio temporário. Mas, danifica mais o fio em relação ao relaxamento", completa.
guanidina
Divida o cabelo em 4 partes iguais. Com ajuda do pincel, passe o produto em todo o cabelo. Em seguida, com as mãos, espalhe o hidróxido nas mechas de forma uniforme. Depois, retire o produto após o tempo determinado e lave com o Shampoo Neutralizante Indicador de Cor.
Modo correto de relaxar os fios No Teste de Mecha, pegue uma quantidade mínima de fios, aplique o produto da raiz às pontas e observe se os fios estão fortes o suficiente para passar pelo procedimento químico. Além disso, ele também pode indicar o tempo de ação necessário do produto para o seu tipo de cabelo.
Aprenda o passo a passo do relaxamento
Infelizmente tratamentos como o [relaxamento] mudam a estrutura do cabelo, o que não torna possível retirar toda essa química com produtos. Para retirar totalmente é necessária a famosa vitamina T (tesoura).
Faça tratamentos que vão deixar seu cabelo saudável novamente. O cronograma capilar vai ser muito importante nesse momento de recuperação. Faça reconstrução uma vez por semana, até seus fios recuperarem a força. A hidratação deve ser semanal, assim como as umectações com máscaras ou com óleo vegetal.
Para apressar o crescimento indico fazer um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução para fortalecer e encorpar os fios. Assim, os cachos vão crescer saudáveis e no tempo certo. Na Felps existem dois kits: NUTRIFORCE e LUMIFORCE que você pode usar alternando.
Se liga nas nossas dicas para conseguir recuperar seu cabelão.
Como recuperar o cabelo quebradiço
Como fazer o cabelo parar de quebrar?
Como hidratar o cabelo crespo em casa: Aposte nos produtos certos
Passo a passo para a hidratação para cabelo cacheado ressecado caseira
O creme para cabelo cacheado Deva Curl Heaven in Hair é uma máscara de tratamento indicada para cabelos cacheados, ondulados e crespos. Ela nutre e devolve a hidratação do cabelo cacheado sem modificar a estrutura capilar cacheada, além de proteger os fios contra os danos causados pelos agentes externos.
Os cabelos cacheados devem ser lavados apenas 2 a 3 vezes por semana, sendo que, pelo menos 1 vez por semana se deve fazer uma hidratação, pois os cabelos cacheados tendem a ser mais secos.
Se você é do tipo que lava o cabelo todos os dias, é hora de mudar! Quem tem cachos deve lavar os fios, em média, três vezes por semana. Se o cabelo for crespo e volumoso, duas vezes por semana são suficientes para não danificar os fios.