Significado de Anidrido substantivo masculino [Química] Diz-se dos corpos que, combinando-se com a água, podem dar origem a um ácido: anidrido sulfúrico.
Os óxidos anfóteros são geralmente sólidos, e outros exemplos são formados por metais (Al2O3, SnO, SnO2, PbO, PbO2) e por ametais (As2O3, As2O5, Sb2O3, Sb2O3). Todos esses óxidos possuem caráter intermediário entre o iônico e o covalente, e metais ou ametais possuem eletronegatividade média.
Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2). ... O peróxido mais conhecido é o peróxido de hidrogênio que em solução aquosa é denominado água oxigenada.
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
O nitro literalmente dá um gás ao motor: ele aumenta a quantidade de oxigênio que entra nos cilindros. É como se, por alguns segundos, ele expandisse o volume de um motor de 1,0 litro para 1,4 litro, por exemplo.
Produzido naturalmente no meio ambiente ou em indústrias para diversas aplicações, esse gás tem sido responsável por destruir a camada de ozônio e intensificar o efeito estufa.
O óxido nitroso é geralmente preparado por aquecimento cuidadoso de nitrato de amônio, que se decompõe em óxido nitroso e vapor de água.
Pode ser produzido por processos biogênicos de desnitrificação, que são realizados por diversos gêneros de bactérias (principalmente pseudomonas) que utilizam carbono de matéria orgânica como fonte redutora, em meio anaeróbico, e óxidos de nitrogênio com receptores de elétrons, produzindo alem de N2O, NO e N2.
O óxido nitroso tem sido utilizado por mais de 160 anos para a indução e manutenção da anestesia. Também é usado como agente único mas é geralmente empregado como parte da técnica anestésica com outros gases anestésicos, agentes intravenosos ou ambos.
Como desvantagens a essa técnica estão: o alto custo do equipamento, inclusive dos gases; o fato do óxido nitroso não ser um agente potente, podendo não atingir os efeitos clínicos desejados em um grupo de pacientes tolerantes; o mínimo grau de cooperação do paciente, pois a técnica depende da capacidade de inalar ...
A droga do riso é um composto químico constituído por nitrogénio e oxigénio (N2O), apresentado na forma de gás incolor à pressão atmosférica, inodoro e com um ligeiro sabor adocicado.
Este é o óxido nitroso (N2O), mais conhecido como gás hilariante ou gás do riso, que tem como um de seus usos aliviar as dores do parto.
O nitro (oxido nitroso) é usado nos motores de automóveis com objetivo de aumentar sua potencia, aumentar de forma instantânea o torque e o desempenho da maquina. ... O gás liberado provoca uma explosão muito maior dentro de cada câmara de combustão do motor e o carro chega a altas velocidades.
O Óxido Nitroso é também usado como comburente em motores de carros de corrida, aumentando significativamente o desempenho dos mesmos. Pode ser utilizado como combustível de foguetes em combinação com hidrazina.
É o gás de maior abundância na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis é uma das principais atividades responsáveis por emitir esse gás. ... Os gases fluoretados são produzidos pelo homem a fim de atender às necessidades industriais.