EQST

O Que Bioprocessos?

O que é Bioprocessos?

Desenvolvimento de processos enzimáticos e fermentativos para aproveitamento de resíduos e obtenção de co-produtos. Desenvolvimento de bioprocessos para a obtenção de compostos bioativos (funcionais; antimicrobianos; etc.) de interesse para a indústria de alimentos.

Quem pode fazer pós em biotecnologia?

Portanto, podem se candidatar ao curso de especialização em Biotecnologia, profissionais com formação superior nas áreas de Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas ou em outras áreas que tenham interface com os processos, as atividades, os produtos ou serviços fornecidos pela Biotecnologia.

Quais são os principais setores que recebem produtos da biotecnologia?

As aplicações mais importantes da biotecnologia estão relacionadas com a área da medicina, além da agricultura e produção de alimentos e também no meio ambiente.

Quais são as três grandes áreas do conhecimento que formam a biotecnologia?

A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (como biologia molecular, microbiologia, etc.), a ciência aplicada (como técnicas imunológicas, químicas e biológicas) com tecnologias diversas (como informática, robótica e controle de processos).

Quais os principais tipos de aplicações da biotecnologia ambiental?

As principais tecnologias já estabelecidas de biotecnologia ambiental aplicadas hoje em todo mundo, são:

  • Tratamento aeróbio de efluentes e resíduos (também conhecido como “lodos ativados”);
  • Tratamento anaeróbio de efluentes e resíduos ou digestão anaeróbia;
  • Tratamento de biofiltros (correntes gasosas);

Como a biotecnologia pode ser aplicada no meio ambiente?

No meio ambiente, contribui com a aplicação de diferentes técnicas biológicas para prevenção ou solução de problemas relacionados a contaminações, por exemplo. Na agroenergia, a biotecnologia trouxe os biocombustíveis que hoje representam cerca de 1% da matriz mundial de transportes.

Quais aplicações Os biossensores podem ter para a biotecnologia ambiental?

Há uma grande diversidade de configurações de biossensores para aplicações ambientais, e esta diversidade abrange os elementos de reconhecimento biológico (enzimas, anticorpos, microorganismos, etc.), os transdutores físicos (eletroquímicos, óticos, acústicos, etc.) e a metodologia analítica.

Quais os benefícios da biotecnologia para a saúde?

A biotecnologia traz enormes benefícios à agricultura, desde o aumento de produtividade nas lavouras, redução de perdas e custos na produção, otimização do uso de agroquímicos, até a possibilidade de ganhos nutricionais nos alimentos.

Quais são as vantagens do estudo da biotecnologia para a sociedade?

Vantagens da biotecnologia

  • Colheitas de maior rendimento e maior resistência;
  • Menor utilização de pesticidas;
  • Alimentos transgênicos duram mais tempo, diminuindo o desperdício de comida;
  • Redução na quantidade de energia necessária para se produzir alimentos;
  • Utilização de produtos menos nocivos ao meio ambiente;

O que é a biotecnologia e qual sua importância no nosso cotidiano?

A Biotecnologia é o estudo e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos. Ela surgiu com o intuito de melhorar nossas vidas e seus estudos criam aplicações para importantes áreas como medicina, agricultura, indústria alimentícia, além do meio ambiente.