Fazendo um cubo com uma folha de papel. Desenhe um retângulo de 20 x 5 cm em uma folha de papel. Para que o cubo tenha 5 x 5 x 5 cm, use um lápis e uma régua para fazer um retângulo que tenha 20 cm de comprimento e 5 cm de altura.
Mas não se preocupe, montar a cruz é muito simples e você o fará em poucos movimentos. Não há problema algum se uma ou mais peças dos cantos da face também forem brancas, desde que a cruz esteja lá! Essa cruz será “jogada” para a face de baixo do cubo posteriormente, dando origem a uma cruz inteira branca.
Quando o branco estiver em cima ou embaixo, gire a frente pra virar o caso fácil. Tire do caminho antes. Vamos descer a cruz branca para a cor branca. Acerte a cor da frente, gire a frente duas vezes.
Método 1 de 2: Segure o cubo em uma das mãos e use a outra para girar a camada superior. Faça com que as quatro pontas se sobressaiam e fiquem alinhadas com as colunas centrais das quatro faces laterais. Deixe nessa posição e siga para o próximo Passo. Extraia uma das peças do meio da camada superior.
Aprenda a montar o Cubo Mágico
Uma peça de centro está na posição certa quando suas duas cores correspondem às faces que a tocam. O cubo tem três camadas: superior, inferior e a do meio. Qual das camadas é a superior depende, é claro, de como se está segurando o cubo no momento.
26 peças
O cubo mágico é um quebra cabeça que possui todas as características citadas. Ele é um jogo tridimensional composto de 6 faces de cores diferentes divididas cada uma em 9 partes de tamanhos iguais.
São as 6 peças centrais do cubo. Elas fixas e indicam a cor da face. Por exemplo, o centro amarelo indica que a face deverá ser toda amarela. Importante lembrar que não é possível trocar os centros de lugar.
“O cubo mágico é uma das aplicações práticas da Matemática. Ele estimula o raciocínio lógico e ajuda no processo da criatividade com o planejamento de estratégias para conseguir alinhar as cores rapidamente”, explica o professor Lopes. ... “Ganhei vários cubos de presente, mas nunca conseguia resolver.
Existem numerosos objetos com forma de cubo. Entre os mais habituais destacam-se os dados usados em muitos jogos. ... Esse tipo de cubo, feito de plástico, é uma espécie de quebra-cabeças tridimensional que foi inventado no ano de 1974 pelo arquiteto, inventor e professor de arquitetura Ernő Rubik, nascido na Hungria.
Na matemática, um cubo mágico é uma figura de três dimensões que serve como uma extensão do quadrado mágico, com números inteiros arranjados da forma padrão n x n x n em que a soma de cada linha, cada diagonal e cada coluna do cubo mágico é igual a uma constante mágica, denotada como M3(n).
Quanto mais hábil for o cubista, mais rápido resolverá o quebra-cabeça. O processo de montar o cubo mágico estimula a região pré-frontal do cérebro, em especial a chamada função executiva, segundo Geraldo Possendoro, professor da especialização em medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
É caracterizado como um poliedro (hexaedro) regular ou ainda, um paralelepípedo retângulo com todas as faces e arestas congruentes e perpendiculares (a = b = c). ... Tal como o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro é considerado um dos “Sólidos de Platão” (sólidos formados por faces, arestas e vértices).