Basta fixar as pontas de prova do instrumento às extremidades de uma determinada peça (resistor, cabo, resistência de chuveiro, ou outro elemento que se pretenda medir), e através do botão seletor, escolher a escala mais apropriada para a medição. Esta tarefa deve ser feita sobre uma peça desconectada da rede elétrica.
Verificar se a resistência está queimada Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
“Porque, como a água tem que sair com mais pressão, ela perde temperatura. Nos que usam cano, a tendência é aquecer mais pelo uso de menos pressão”, justifica. Contudo, a melhor solução para um banho mais quente, com chuveiro elétrico, é trocar o ponto de energia para 220V.
A melhor forma para aquecer o seu banheiro durante o inverno, em especial nos dias mais frios, é instalar o piso aquecido da Piso Térmico. O piso aquecido da Piso Térmico é instalado sob o piso do seu banheiro. Funciona a partir de um termostato que ao ser acionado aquece o ambiente a partir do chão.