A criança está equilibrada quando seu desenho é grande, com linhas contínuas, com a pressão dos traços adequada e no centro da folha. A figura retratada em tamanho maior e com mais detalhes é a mais importante. É importante pedir para a criança desenhar “uma família” e não a “sua família”.
É preciso observar a posição do desenho e as correspondências naturais dela. Desenhos no topo mostram imaginação, inteligência e curiosidade enquanto na parte de baixo mostra necessidades materiais e físicas. Desenhos na esquerda mostram o passado enquanto na direita é ligado ao futuro e o meio representa o presente.
O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas de avaliação psicológica mais conhecidas e utilizadas no Brasil, podendo informar sobre características da imagem corporal do indivíduo, tema relevante na atualidade, quando a representação do corpo tem assumido grande destaque social.
Rabiscar estrelas é um sinal de ambição, de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça. Se as estrelas forem simétricas, você sabe analisar as situações, é curioso (a) e seguro (a) de si. Já as estrelas disformes, assimétricas, indicam que você tem muita energia, mas não sabe bem como usá-la".
O Sol. Representa a energia masculina, relacionando-se ao nosso lado mais combativo. À esquerda do papel está ligado ao passado e também à figura materna. Pode estar evidenciando, nesse sentido, a presença de independência como fator presente na figura materna.
Flores, sol, nuvens Se as figuras remeterem à felicidade ou se realmente estiverem sorrindo (como muita criança gosta de fazer), elas indicam que você está satisfeito com o que dizem de você. Esse tipo de desenho também remete a um bom estado de espírito.
Na pré-história o desenho surgiu como forma de as pessoas se comunicarem facilitando o desenvolvimento de uma linguagem falada e escrita. ... Já na mesopotâmia o desenho foi utilizado para criar representações da terra e de rotas de forma bastante primitiva.