Tal pais, tal filhos: a importância da educação familiar. É no ambiente escolar que ocorre a continuidade dos princípios familiares. É o espaço onde a criança tem o primeiro contato para compreender a sociedade e assim adquirir seus valores e ideais.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
Os pais devem estar ao lado dos filhos nos problemas e nas dificuldades, que são sempre grandes e importantes. Mesmo quando parecem não passar de "coisas de crianças". Dar a vida a um novo ser é apenas um começo. É preciso depois edificá-lo.
A escola tem sua metodologia. ... Já em relação aos gestores da escola fica a função de trazer as famílias para dentro do ambiente escolar; com essa participação fica mais fácil conseguir formar essa parceria, sempre valorizando o trabalho coletivo; isto requer um esforço de toda a equipe gestora da escola.
A partir dessas considerações, pode-se afirmar que, através da participação, é possível promover na escola um ambiente democrático e, por isso, é considerada como um elemento fundamental da democracia, pois sem ela não se tem condição de apontar um legítimo processo democrático.