É uma substância capaz de desencadear uma resposta imune (específica) de tipo humoral ou celular e tem também a capacidade de desencadear memória imunológica. Um imunogénio é um antigénio. Mas por sua vez a antigenicidade não significa inerentemente a outra propriedade (imunogenicidade).
II. FATORES QUE INFLUENCIAM A IMUNOGENICIDADE
Uma reação alérgica é desencadeada pela substância (alérgeno) específica a que a pessoa é alérgica. Quando exposto a este alérgeno, o corpo detecta um invasor estranho. Os alérgenos mais comuns encontrados no nosso meio são a poeira, mofo, ácaros, pelos de animais e determinados medicamentos e alimentos.
Nas reações agudas, a IgE ligada aos receptores Fc das células, reconhece os antígenos de maneira específica e as células sofrem degranulação, liberando mediadores, como a histamina e os produtos da oxidação do ácido aracdônico.
Segundo Maria Célia, estudos indiretos mostraram que os mastócitos têm origem na medula óssea e, ainda jovens, vão para os tecidos onde amadurecem. Os precursores das células do sangue foram identificados há muito tempo e o seu conhecimento tem sido importante no diagnóstico e controle de muitas doenças.
A histamina é derivada da descarboxilação do aminoácido histidina, numa reação catalisada pela enzima L-histidina descarboxilase. É uma amina vasoativa hidrofílico. Uma vez formada, a histamina é armazenada ou rapidamente inativada. A histamina liberada nas sinapses é decomposta por acetaldeído desidrogenase.
Os grânulos de polifosfato são chamados grânulos metacromáticos devido ao aparente efeito metacromático; apresentam cor vermelha quando corados com azul de metileno. ... Parece que a parte central destes grânulos constitui um núcleo de lípidos e proteínas.