A mergulhia pode ser efetuada diretamente no solo ou fora dele, isto é, no alto. A mergulhia é feita no solo, em plena terra ou em vaso, quando os ramos das espécies são flexíveis e de fácil manejo.
O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo).
A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada em algumas espécies de plantas com as quais a estaquia não funciona bem. ... Mergulhia é uma técnica de reprodução assexuada de plantas (propagação vegetativa), semelhante à estaquia, sendo a alporquia um tipo particular de mergulhia.
Para fazer a mergulhia basta enterrar os galhos na terra deixando só a pontinha do lado de fora. As raízes nascem nas bases dos galhos. Nessa fase, o importante é manter o substrato bem úmido para que ocorra o enraizamento. O substrato deve estar úmido mas não encharcado!
Para fazer mudas desta planta basta cortar pedacinhos dos talos, limpar as folhas de base, cuidando para não romper as gemas. Enterrar em substrato poroso, que poderá ser areia de construção, perlita, vermiculita ou casca de arroz carbonizada. Deixar em cultivo protegido, mantendo a umidade.
Plante as mudas.
Há duas formas de propagação do brinco de princesa. A primeira e menos indicada é através de sementes. A segunda, e a que mais uso por aqui, é por estaquia da ponta dos ramos. Para a estaquia, ramos de 8 à 10 cm já são suficientes, você pode inclusive utilizar os ramos das podas para fazer as estacas.
O solo deve ficar úmido, mas não encharcado. Regue de 2 a 3 vezes por semana. Adubação a cada 3 meses.
Como cuidar da Columéia (Planta Batom)
Cuidados com a Columéia crespa – Aeschynanthus rasta O solo deve ser fértil, rico em húmus, bem fofo, podendo ser uma mistura para violetas e bem drenado. As regas devem ser regulares e leves, deixando o substrato secar levemente entre as regas e reduzir no outono-inverno.
Rega: recomenda-se regá-la regularmente, de uma a duas vezes por semana. A rega pode ser mais espaçada durante o inverno e também se o clima da sua região for muito úmido. Iluminação: desenvolve-se bem à meia-sombra e, por ser uma planta tropical, não gosta de temperaturas muito baixas.
Para um melhor cultivo de peixinho da horta, o ideal é optar por locais de clima ameno, uma vez que a planta não tolera calor excessivo e tem seu crescimento limitado acima de 35 °C. Já o solo para cultivo deve ser leve, bem drenado e com bom teor de matéria orgânica.
A columeia-peixinho precisa de muita luz, mas não direta, pois assim as suas folhas ficam queimadas. Para cultivá-la dentro de casa, coloque-a em uma janela voltada para o sul ou leste, evitando que ela receba muita luz durante o dia. Essa planta também pode se dar bem sob uma lâmpada UV de cultivo.
Como cuidar da suculenta peixinho?
Em local à meia sombra, mas com boa luz natural. Seu cultivo é feito em vasos preparados com composto orgânico e adubo NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas por vaso na hora do plantio. Proteger o furo de drenagem com manta geotêxtil e areia úmida, colocar o composto orgânico misturado ao adubo granulado.
Benefícios. Um estudo publicado no African Journal of Biotechnology mostrou que o extrato metanólico do peixinho apresenta atividade antioxidante. Os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação das células sadias, protegendo o organismo dos radicais livres.
A infusão de suas folhas atua no organismo nas afecções dos pulmões e por esse motivo o peixinho-da-horta também é conhecido pelo nome de pulmonária. A espécie é uma boa alternativa de chá para quem está gripado ou resfriado, sendo indicada na literatura como um antigripal, anticefaléico e antipirético.
Lave bem as folhas do peixinho da horta e seque-as muito bem com um pano de prato limpo ou papel toalha. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fubá e a maisena, se for usar. Junte a água, o ovo (se for usar), o limão e tempere com sal e pimenta do reino.
De acordo com a Embrapa, você pode armazenar as folhas de peixinho da horta por até oito dias. Para isso, seque-as bem e guarde-as em embalagens plásticas e a uma temperatura de 5ºC.
Peixinho – Agora é só higienizar as folhas do peixinho enquanto esquenta o óleo a 180°C. Passe as folhas na massa e frite no óleo. Deixe escorrer em uma assadeira com grelha ou papel toalha. Tempere com mais uma pitada de sal enquanto está quente e sirva.
Modo de preparo: Bata os ovos com sal e pimenta-do-reino e reserve. Separe em uma travessa o fubá. Agora faça as folhas empanadas, passando primeiro pelo ovo, retire o excesso, depois pelo fubá. Aí é só fritar em óleo bem quente, por cerca de 30 segundos de cada lado até ficar dourado.
A pulmonária é de fácil manutenção, necessita que seja regada de vez em quando, ficando muito bem bonita num jardim com muita sombra. A pulmonária possui algumas propriedades medicinais como ação expectorante, balsâmica, diurética e sudorífica. É uma planta remineralizante pois é rica em sais minerais.
Modo de preparo. Misture a fécula com um pouco de água e sal. Passe o peixinho na mistura e depois na farinha de mandioca. Frite em óleo quente.
Aí é só cortar as ponteiras – a parte final em que o galho tem cor mais clara e é mais tenro, plantá-las em terra comum ou areia úmidas e cobrir com vidro ou plástico. As folhas nem chegam a murchar. Deixe as mudas na sombra, quietinhas, por cerca de 1 mês. Ao fim deste período, elas deverão estar enraizadas.
Para fazer mudas dessa planta devemos selecionar um galho saudável de aproximadamente 10 cm, não tente fazer a estaquia com galhos velhos ou que apresentem alguma praga, pois é muito provável que não de certo, busque sempre galhos fortes e bem desenvolvidos.
Rega: 2 a 3 x por semana. Dê preferência à mistura de terra e areia para manter o solo drenado, sempre úmido, e evitar as condições favoráveis ao surgimento de pragas ou apodrecimentos das raízes. Iluminação: meia-sombra. O lambari de folhas roxas é capaz de se adaptar ao sol pleno, mas vá devagar.
Na medicina popular mexicana é usada contra males ginecológicos, disenteria, indigestão, dor de dente, dor de cabeça, males do intestino, junto com limão para tratar erisipela, gastrite, infecção urinária, inflamação da bexiga.
Cuidados com o Lambari Roxo – Tradescantia zebrina Cultivada meia sombra ou a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido. Adubar com fertilizante líquido NPK seguindo orientação do fabricante.
Devem ser cultivados à meia-sombra ou sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, mantido úmido. Planta tipicamente tropical, não é tolerante ao frio rigoroso e às geadas, mas adapta-se muito bem às estufas em países de clima temperado.