os ramos ortotrópicos originam-se das gemas seriadas exis- tentes ao longo do tronco do cafeeiro; já os ramos plagiotrópicos são oriundos da gema “cabeça de série”. Ela é sempre única, e não forma mais de um ramo plagiotrópico no mesmo ponto da haste principal; ou seja, a perda de um ramo desse tipo é irrecuperável.
Uma vez decidido o sistema de podas é muito importante definir a época de iniciar a operação. Há trabalhos que comprovam que quanto mais cedo for feito, melhor é a resposta em brotação e recuperação da área. O ideal é fazer em julho ou agosto, logo após a colheita.
Recepa. A recepa é uma poda drástica e consiste no corte do tronco próximo ao solo para renovar toda a copa do cafeeiro. Na recepa baixa, corta-se a 30 cm a 40 cm do solo; na alta, a 60 cm. Ela deve ser utilizada somente quando o cafezal estiver com poucos ramos produtivos da saia ou danos severos de geada.
1) Quando esqueletar? O esqueletamento deve ser feito o quanto antes possível a partir do mês de Julho.
Há quatro tipos de poda da videira: implantação, formação, frutificação e renovação, realizadas em função da idade da videira.
A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998). ... É a técnica e a arte de modificar o crescimento natural das plantas frutíferas, com o objetivo de estabelecer o equilíbrio entre a vegetação e a frutificação.
O objetivo das podas de formação é orientar o crescimento dos ramos, quanto ao número, distribuição e tamanho convenientes. Significa formar uma planta com uma arquitetura caracterizada por uma copa com a parte interna aberta e um número adequado de ramos laterais produtivos.
Também conhecida como poda de levantamento ou poda de condução da planta, ela é responsável por moldar o formato em que a planta irá crescer e se desenvolver, assim, o cultivo e a colheita são facilitados.
Qual a época se deve podar? As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência.
“É importante fazer o corte quando a gema (broto da flor) estiver inchada.” Tanto nos pessegueiros quanto nos pés de ameixa, elimina-se os galhos secos, com rachaduras ou doentes. Também corta-se os galhos centrais, para facilitar a infiltração da luz do sol.
É uma árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2 a 4 metros de altura, mas alcançando, em ótimas condições de clima e de solo, quando adulta, alturas acima de 6 metros. e até, no máximo, 12m. A copa globosa é dotada de folhagem perene.
Por ser uma fruta muito comum e fácil de cultivar, a semente da pitangueira também germina facilmente, levando um período 20-25 dias para este processo. É necessário que o pé de pitanga esteja plantado em terra úmida, e que esta seja misturada com o adubo nos primeiros 15 cm da superfície na abertura da cova.
Plantas tropicais de umidade detestam frio e tempo seco, são as primeiras a sofrer no inverno. Borrife a folhagem nos dias mais secos e mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada. Também vale prestar atenção à adubação, pra que elas … Sempre encontro vários bichinhos nas minhas plantas e no substrato.
Compre um vaso, um adubo e terra de boa qualidade e preencha de terra em volta do torrão transplantado. Firme bem a muda com a ajuda de uma haste de madeira até que a muda/árvore se enraíze no solo. Assim que transplantada você deve fazer regas todos os dias.
As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante. O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta, pois acalma e equilibra essa função orgânica), agitação e tristeza profunda.