Eles acreditavam que o passado da Terra havia sido marcado por fenômenos impensavelmente violentos, que hoje não ocorrem mais nas mesmas proporções. Havia erupções vulcânicas violentas, terremotos homéricos e inundações – incluindo, é claro, o dilúvio de Noé, relatado na Bíblia.
Os fósseis apontam que os grandes répteis se originaram a partir da evolução de pequenos animais dominavam o ambiente terrestre – eles tinham tamanhos entre 50 e 150 centímetros e postura bípede. Atualmente, são conhecidas cerca de 1500 espécies de dinossauros e, no Brasil, já foram encontradas mais de 20.
Os paleontólogos concordam que os dinossauros surgiram alguns milhões de anos (quantos exatamente ninguém sabe) depois da maior extinção em massa registrada na Terra, ocorrida na passagem do período Permiano para o Triássico, há 252 milhões de anos.
Aproximadamente há 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos de nosso planeta.
Alguns cientistas acreditam que a extinção dos grandes répteis não aconteceu com a queda do meteoro, mas sim por mudanças gradativas do clima que sucedia naquele período. ... A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.
Os mamutes viviam na África, Europa, Norte da Ásia e América do Norte em climas temperados e frios. Já foram, no entanto, encontrados vestígios destes animais na América do Sul, como por exemplo, marcas de dentes. Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da Idade do Gelo.
Um grupo de pesquisadores nos EUA encontrou a prova definitiva do que causou a extinção em massa dos dinossauros. Para eles, como é amplamente defendido dentro da comunidade científica, a causa foi a queda de um asteroide na Terra.
Estima-se que as espécies viventes hoje não correspondam a nem 1% do número de espécies que viveram no planeta. A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.
meteorito Hoba
O Bennu passará a 0,005 AU (750 000 km)da Terra em 23 de setembro de 2060, enquanto a distância orbital média da Lua (Distância lunar, DL) é hoje de 384 402 km e daqui a 50 anos será de 384 404 km.
Para efeitos de comparação, a bomba nuclear jogada sobre Hiroshima liberou cerca de 13 quilotons de TNT de energia....Cazaquistão:
Evento de Tunguska foi uma queda de um objeto celeste que aconteceu em uma região da Sibéria, no Império Russo, próxima ao rio Podkamennaya Tunguska em 30 de junho de 1908.
deserto do Saara
Meteoritos brasileiros
O asteroide 2020 QL2, rocha espacial considerada potencialmente perigosa, vai passar perto da Terra nesta segunda (14/9), segundo a National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Mais um grande asteroide deve passar próximo da Terra nesta segunda-feira, 14. Conforme alerta emitido pela agência espacial americana (Nasa), o corpo celeste denominado 2020 QL2 teria cerca de 120 metros de diâmetro e fará sua máxima aproximação da Terra.
As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.
Os asteroides são pequenos corpos celestes que, assim como os planetas, orbitam em torno do sol. ... Os asteroides foram descobertos após Johann Titus e Johann Bode determinarem a possibilidade matemática de haver um planeta orbitando em torno do sol entre Marte e Júpiter.
O primeiro é o meteoroide, que é formado por partículas sólidas de asteroides, planetas ou cometas que se deslocaram de sua órbita através de interações com a Terra. Após esse fenômeno, essas partículas penetram a atmosfera, fato que gera um espetáculo luminoso, denominado meteoro.
Os asteroides possuem os mais variados materiais para a mineração, como ouro, ferro e platina, que são de grande importância para o mercado mundial. Porém, um dos recursos mais valiosos para os seres humanos que exploram o espaço é a água, que também pode ser encontrada nesses corpos celestes.
Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides exercem potente efeitoanti-inflamatório (glicocorticoide). Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio.