Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, também chamado de teste da capacidade pulmonar ou teste do esforço, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo.
Para mensurar diretamente o VO2max normalmente aplicam-se um teste ergoespirométrico (7,8) com cargas crescentes, seja em protocolo escalonado (9) ou em rampa (10), a fim de obter as frações expiradas de oxigênio e dióxido de carbono e ainda a ventilação pulmonar durante o esforço e no momento de exaustão (.
O teste de Cooper é um teste que tem como objetivo avaliar a capacidade cardiorrespiratória da pessoa através da análise da distância percorrida durante 12 minutos em uma corrida ou caminhada, sendo utilizado para avaliar o condicionamento físico da pessoa.
Confira as vantagens da corrida
Muitos riscos da corrida são relacionados ao choque duradouro e repetitivo do pé quando pisa o chão, que repercute pelo corpo e pode provocar lesões. “As mais comuns são as musculares, as distensões e as fraturas por estresse”, explica o médico.
Com isso, os brasileiros têm adoecido mais do que há uma década e apresentam taxas mais elevadas de colesterol, mais casos de diabetes, além de baixa imunidade, hipertensão e até o agravamento de problemas gastrointestinais como de gastrite, refluxo e intestino desregulado.
Em um curto prazo de tempo (alguns minutos ou horas), esse alongamento permanece e o músculo tende a perder força e potência, pois está "esticado". Já em um longo prazo (semanas ou meses de alongamento), o músculo se adapta e cria novas fibras musculares, se tornando de fato mais longo.
O alongamento, de modo geral, promove o estiramento e o consequente relaxamento das fibras musculares. Aos poucos, isso melhora a capacidade de flexibilização dos músculos, tornando-os menos propensos a sofrer danos e reduzindo uma série de problemas no organismo.
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.