Com ambas as mãos, segure o comprimido pelas bordas do sulco, empurre em seguida para baixo para quebrar o comprimido ao longo da linha do sulco; Coloque a dose correta do medicamento no copo e instrua o paciente a degluti-lo completamente com líquido suficiente.
Abrir cápsula e dispersar em 10 mL de água. SIM + 15mL Administrar com água, sempre no mesmo horário. O comprimido não deve ser partido ou mastigado Não dissolver sem trituração. Triturar, diluir e administrar imediatamente.
Os medicamentes na forma de gotas são feitos dessa forma pois não perdem a sua conformação no estomago ou intestinos, sendo absorvido em qualquer parte do trato digestivo. Já os medicamentos em capsulas só são bem absorvidos nos intestinos, a capsula visa justamente proteger o fármaco dos ácidos estomacais.
Um comprimido de dipirona tem 500 mg; Um ml de dipirona equivale a 20 gotas; Logo, 1 comprimido de dipirona corresponde a 20 gotas de dipirona.
A dipirona é um medicamento de uso comum para humanos, porém muitas dúvidas surgem quando a pergunta é “posso dar dipirona para gatos?” Sim, dipirona pode ser dada para gatos! Porém, é preciso ter cuidado: a dipirona é um composto fenólico e os gatos apresentam uma certa limitação para metabolizar essa substância.