Cimento CP-III (NBR 5.
Aditivos superplastificantes Pode-se dizer que haverá uma redução de 20% a 25% da relação água-cimento. Esse aditivo também é responsável por aumentar a resistência final do concreto e, também, facilitar o seu espalhamento da massa.
Agora a dosagem da parte sólida do concreto fica fácil: para cada medida de cimento, acrescentar 2 caixas padrão de areia e mais 3 de brita. Chegamos então a uma parte muito importante – a quantidade de água. Para areia seca acrescentar 27 litros. Para areia pouco úmida (a mais comum) diminuir para 24 litros de água.
Vá adicionando água aos poucos, até ficar uma massa pastosa. Tome cuidado nesta etapa para não colocar muita água. Comece aos poucos e vá misturando e adicionando água conforme a necessidade. Se a massa fica muito mole você precisará adicionar um pouco de areia e cimento para firmar.
Você sabe como fazer contrapisos? O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”.
A largura ideal é de 1,80 m, não sendo aconselhável ser menor do que 1,50 m. É recomendável, para a confecção do concreto, o emprego do traço (em volume) 1:2:3 que, com utilização de latas de 18 L, é o seguinte: 1 saco de cimento; 4 latas de areia; 6 latas de pedra; 1 1/2 latas de água.
9. Faça o concreto na betoneira
Quebre os pedaços maiores com uma marreta ou uma britadeira.
Enfie uma faquinha afiada sob os grautes. Assim que eles se soltarem, será mais fácil remover o piso. Encontre um ponto fraco no azulejo, tal como uma rachadura. Com um cinzel e uma marreta de 1,5 kg (ou peso similar), bata no centro desse azulejo trincado, com a força que conseguir.